Lorena Sone | 12 de dezembro de 2024 - 09h10

Papai Noel dos Correios, procedimento de Lula e seca no Pantanal são destaques no 'Giro de Notícias'

O noticiário é transmitido de segunda à sexta-feira, pelas emissoras do Grupo Feitosa de Comunicação

FIQUE POR DENTRO
Giro Estadual de Notícias é transmitido pelo YouTube e pelas emissoras do Grupo Feitosa - (Foto: Divulgação)

Na edição desta quinta-feira (12) do Giro Estadual de Notícias, transmitido de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 8h30, com apresentação de Carlos Guilherme e Lorena Sone, os principais assuntos abordados incluíram o prazo final para adotar as cartinhas da campanha Papai Noel dos Correios, o procedimento médico de Lula para evitar novo sangramento na cabeça e a crise hídrica no Pantanal. 

Com 3,8 mil crianças aguardando, prazo para adotar cartinhas do Papai Noel termina na sexta-feira em MS - O prazo para adotar uma cartinha na Campanha Papai Noel dos Correios 2024 termina nesta sexta-feira (13) em Mato Grosso do Sul. De acordo com os Correios, cerca de 3,8 mil cartas ainda estão disponíveis para adoção. Até a última atualização, Mato Grosso do Sul registrou 11,9 mil cartas cadastradas, das quais 8,1 mil já foram adotadas. As cartinhas foram escritas por alunos do 5º ano de escolas públicas e por crianças em situação de vulnerabilidade social, com até 10 anos de idade.

Podem adotar cartinhas pessoas físicas, empresas e órgãos públicos, por meio da seleção no site da campanha ou presencialmente nas agências dos Correios. Os presentes, que precisam ser identificados com as informações da carta adotada, devem ser entregues na agência dos Correios mais próxima do local escolhido. É possível adotar a cartinha pela internet no site dos Correios.

Lula passa por procedimento para complementar cirurgia na cabeça - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou na manhã desta quinta-feira (12) por um novo procedimento para complementar a cirurgia na cabeça realizada na última terça-feira (10). A técnica não é considerada uma cirurgia, mas um "procedimento endovascular (embolização de artéria meníngea média)" e não vai influenciar na previsão de alta da UTI, que deve ser nesta quinta. A intervenção faz parte do protocolo pós-cirúrgico.

O petista, que tem 79 anos, fez uma cirurgia de emergência na madrugada de terça-feira (10) para drenar um hematoma na cabeça - ainda em decorrência da queda que sofreu no banheiro de casa em outubro.

Seca atinge 59% do território brasileiro e agrava crise hídrica no Pantanal - A seca severa que começou em 2023 persiste em 2024, afetando 59% do território nacional, uma área de aproximadamente 5 milhões de quilômetros quadrados. O impacto é mais severo nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal, que enfrentam a pior estiagem desde 1950, de acordo com o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais). Mato Grosso do Sul, especialmente a região do Pantanal, é uma das áreas mais afetadas. Dados do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), ligado à Secretaria de Meio Ambiente, apontam que 31 dos 45 municípios sul-mato-grossenses analisados em julho de 2024 registraram chuvas muito abaixo da média histórica.

Desde 2019, o Pantanal enfrenta secas severas e prolongadas, agravadas por três episódios consecutivos de El Niño, fenômeno que aquece as águas do Oceano Pacífico e altera o regime de chuvas globalmente.

Entrevista do dia - A procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, destacou os avanços e desafios da Procuradoria ao longo de 2024 e as expectativas para os próximos anos. Segundo Ana Carolina, a instituição teve um papel central no desenvolvimento e na execução de políticas públicas, priorizando ações preventivas e estratégias de longo prazo. Outros destaques incluíram o balanço positivo do Refis, que registrou alta adesão, e o projeto "Simplifique", voltado para desburocratizar processos e aproximar a Procuradoria dos cidadãos.

Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:

RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 91,3 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS