MPMS realiza processo seletivo para estagiários e residentes neste domingo
Provas acontecem neste domingo, com candidatos de níveis médio e superior disputando vagas no órgão
PROCESSO SELETIVONeste domingo, 15 de dezembro, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) realiza as provas do II Processo Seletivo de Estagiários e Residentes, reforçando seu papel como formador de talentos para o sistema de justiça. O certame oferece oportunidades para estudantes de nível médio, superior e para residentes jurídicos, em áreas que vão do direito à tecnologia, passando por administração e outras carreiras.
Os candidatos poderão consultar os locais de prova no site da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC), organizadora do processo seletivo. O acesso é feito por meio do número de inscrição.
O Ministério Público e sua vocação formadora - O MPMS não é apenas um órgão de fiscalização e justiça; é também um espaço de aprendizado e preparação para futuros profissionais. Ao abrir suas portas para estagiários e residentes, o Ministério cumpre um papel essencial na formação de jovens talentos, oferecendo não apenas experiência prática, mas também a oportunidade de vivenciar a dinâmica de uma instituição pública de grande relevância social.
“Este processo seletivo é mais do que uma porta de entrada para o mercado de trabalho. Ele é uma escola de cidadania, onde os jovens aprendem o papel transformador da justiça na sociedade”, destaca um integrante do órgão.
As provas: o primeiro passo para fazer parte do MPMS - As provas objetivas e discursivas serão realizadas em diversas cidades do estado, incluindo Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Ponta Porã. Elas terão duração de quatro horas e os portões serão fechados pontualmente às 8h.
Para os candidatos de nível médio, o exame abordará língua portuguesa, matemática, noções de informática e conhecimentos gerais. Já para os de nível superior e residentes jurídicos, a prova incluirá questões específicas da área de formação e uma redação com caráter eliminatório e classificatório.
A discursiva, que será corrigida apenas para aqueles que passarem na objetiva, poderá valer até 50 pontos e avaliará não apenas o conhecimento técnico, mas também a capacidade de argumentação e clareza.
Um processo que conecta presente e futuro - O Ministério Público do Mato Grosso do Sul, reconhecido por seu papel na defesa dos direitos coletivos e no combate à corrupção, reforça com este processo seletivo sua missão de olhar para o futuro. Ao integrar jovens profissionais ao cotidiano da instituição, o MPMS assegura a renovação de ideias e perspectivas, enquanto prepara cidadãos conscientes de seu papel na construção de uma sociedade mais justa.
Os selecionados terão a oportunidade de participar de atividades diretamente ligadas às demandas do órgão, ampliando sua formação acadêmica e profissional em um ambiente onde a justiça e a ética são pilares inegociáveis.
Os detalhes do processo, incluindo os locais de prova, estão disponíveis no portal da FAPEC, que organiza a seleção.