Da Redação | 03 de dezembro de 2024 - 16h40

Campanha de vacinação na fronteira mobiliza Ponta Porã e Pedro Juan Caballero

Ação ocorre de 4 a 14 de dezembro, com "Dia D" marcado para 7 de dezembro, em parceria entre Brasil e Paraguai

FRONTEIRA
Vacinação contra gripe - (Foto: PREFCG)

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) participa da Campanha de Vacinação de Fronteiras 2024, promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com países do Mercosul.

A iniciativa, que vai de 4 a 14 de dezembro, irá aumentar a cobertura vacinal na região de Ponta Porã (MS) e Pedro Juan Caballero (Paraguai), locais de alta mobilidade populacional e importância estratégica para a segurança sanitária.

O ponto alto da campanha será o "Dia D", programado para 7 de dezembro, quando a mobilização será intensificada nos dois lados da fronteira. A SES coordena a logística e as estratégias locais, atuando em conjunto com os municípios e as autoridades paraguaias para garantir o alcance do público-alvo.

Todas as vacinas previstas no calendário nacional de imunização estarão disponíveis, além de insumos necessários para garantir uma execução eficiente da campanha. Segundo o gerente de Imunização da SES, Frederico Moraes, a ação é essencial para evitar o retorno de doenças já controladas.

“Esta ação nas fronteiras reforça a prevenção de doenças imunopreveníveis em uma região de alta mobilidade populacional. Com a parceria do Ministério da Saúde e autoridades paraguaias, queremos alcançar alta e homogênea cobertura vacinal, fortalecendo a segurança sanitária”, explica Moraes.

Os detalhes da campanha foram definidos em uma reunião realizada em 11 de novembro, que contou com representantes do Ministério da Saúde, SES, prefeituras e autoridades paraguaias. A integração entre os dois países é fundamental para o sucesso da iniciativa, que busca proteger a população de ambos os lados da fronteira.