Carlos Guilherme Pires Ferreira | 26 de novembro de 2024 - 15h30

Casos de dengue ultrapassam 19 mil confirmados em MS

Boletim aponta aumento de infecções e 30 óbitos confirmados; vacinação avança no Estado

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO
Mato Grosso do Sul registra aumento de casos de dengue em 2024, com 30 óbitos confirmados e vacinação em andamento. - (Foto: Reprodução)

Mato Grosso do Sul já contabilizou 19.489 casos prováveis de dengue em 2024, dos quais 16.012 foram confirmados, segundo o boletim epidemiológico divulgado ontem (25) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Até o momento, 30 mortes foram registradas em decorrência da doença, enquanto outras 17 seguem em investigação.

Nas últimas duas semanas, Itaquiraí e Amambai confirmaram novos casos, enquanto os óbitos ocorreram em municípios como Campo Grande, Dourados, Ponta Porã e Bonito. Entre as vítimas, 15 apresentavam comorbidades, como doenças crônicas, que agravaram os quadros clínicos.

O Estado aplicou 100.999 doses da vacina contra a dengue em pessoas elegíveis, seguindo as orientações da bula. O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Mato Grosso do Sul recebeu, até o momento, 189.910 doses do imunizante enviadas pelo Ministério da Saúde.

Além da dengue, a chikungunya registrou 3.280 casos prováveis no estado, sendo 917 confirmados. Não houve registro de óbitos relacionados à doença. Os sintomas das duas enfermidades podem ser confundidos, e a SES reforça que é fundamental evitar automedicação e procurar assistência médica ao perceber os primeiros sinais.