Com milagre reconhecido em MS, 'padroeiro influencer' será canonizado em 2025
Jovem italiano, conhecido como "padroeiro da internet", teve milagre reconhecido em Campo Grande
FÉO Vaticano anunciou ontem (20) que Carlo Acutis, conhecido como o "padroeiro da internet", será canonizado em abril de 2025. A decisão vem após o reconhecimento de um milagre ocorrido em Mato Grosso do Sul, onde a Igreja Católica atribui a cura de uma criança doente à intercessão do jovem italiano.
Carlo, que faleceu em 2006 aos 15 anos vítima de leucemia, era apaixonado por tecnologia e utilizava suas habilidades para criar conteúdos cristãos e catalogar milagres em um site. Sua dedicação à fé e seu pioneirismo digital renderam-lhe o título de "influencer da santidade".
Milagre em Campo Grande - O milagre atribuído a Carlo aconteceu na Paróquia São Sebastião, em Campo Grande, durante a missa de Nossa Senhora Aparecida, em 2010. Segundo relatos, uma criança, gravemente doente, foi levada pelo avô até a celebração realizada pelo padre Marcelo Tenório. Durante a cerimônia, o garoto tocou em uma roupa que tinha o sangue de Carlo Acutis e, conforme a família, foi curado.
O reconhecimento oficial pelo Vaticano desse evento como milagre foi essencial para a canonização de Carlo. O padre Marcelo destacou a importância do momento: "É uma honra para nossa paróquia e para o Estado ter sido palco de algo tão significativo na história da fé católica."
Carlo foi beatificado em 2020, após o Vaticano comprovar o primeiro milagre atribuído a ele. Com a canonização, ele será elevado ao título de santo, um marco para a Igreja Católica e para os devotos que se inspiram em sua trajetória de vida.
Quem foi Carlo Acutis? - Inglês de família italiana não religiosa, Acutis se mudou de Londres para Milão, na Itália, ainda criança, e aprendeu sobre a fé católica com uma babá. O rapaz se tornou um católico fervoroso e, com seu talento na área de programação, criou sites para a divulgação da religião.
Em setembro de 2006, surgiram os primeiros sintomas de que seu corpo não estava bem e depois teve diagnóstico de uma leucemia fulminante. De acordo com o Vaticano News, Acutis entregou a Deus o pouco tempo de vida que lhe restava.
O jovem morreu no dia 12 de outubro de 2006 e foi beatificado no dia 10 de outubro de 2020. Na ocasião, a Igreja Católica atribui a ele milagre que teria ocorrido no Estado brasileiro em 2010, apesar de nunca ter vindo ao Brasil.
Uma criança com uma doença congênita, conforme o relato, se curou depois que o avô tocou as roupas do jovem inglês expostas em uma paróquia de Campo Grande.
Ainda segundo o Vatican News, a festa de Acutis é celebrada no mesmo dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro). Isso pela ligação do jovem com o Brasil. O até então beato foi um dos patronos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa e os seus restos mortais repousam na cidade italiana de Assis.
Quais são os outros santos a serem canonizados?
Além de Acutis, foram canonizados neste ano:
Manuel Ruiz López e sete companheiros, da Ordem dos Frades Menores;
Francisco, Mooti e Rafael Massabki, fiéis leigos, mártires;
Giuseppe Allamano, sacerdote, fundador dos Institutos dos Missionários da Consolata e das Irmãs Missionárias da Consolata;
Marie-Léonie Paradis (ao século Virginie Alodie), fundadora da Congregação das Pequenas Irmãs da Sagrada Família;
Elena Guerra, fundadora da Congregação das Oblatas do Espírito Santo, conhecidas como as “Irmãs de Santa Zita”.