Da Redação | 12 de novembro de 2024 - 15h00

Fiems vê novo impulso econômico em MS com expansão da Cutrale na citricultura

Federação das Indústrias de MS acompanha investimento que pode transformar a economia do estado e gerar oportunidades de emprego

NOVO MERCADO
Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), representada pelo vice-presidente Crosara Júnior, visitou junto do governador Eduardo Riedel, a Fazenda Aracoara em Sidrolândia, onde o Grupo Cutrale - (Foto: Divulgação)

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, a Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), representada pelo vice-presidente Crosara Júnior, visitou a Fazenda Aracoara em Sidrolândia, onde o Grupo Cutrale – gigante mundial da citricultura – iniciou o plantio de 4,8 mil hectares de laranja.

A área, que integra um ambicioso projeto agrícola, deverá produzir 8 milhões de caixas de laranja até 2026, destinadas ao processamento em fábricas do grupo no Brasil. Com esse investimento, Mato Grosso do Sul dá os primeiros passos para se consolidar como um novo polo de citricultura, e a Fiems está atenta às oportunidades que surgem para o estado, tanto na geração de empregos quanto na diversificação econômica.

Crosara Júnior destacou a importância do movimento, reforçando o papel da Fiems em acompanhar essa expansão e apoiá-la, prevendo o impacto positivo do setor na indústria local. “Estamos de olho nas oportunidades que surgem com a chegada da Cutrale. A expansão da citricultura naturalmente atrairá fábricas de suco, ampliando a base industrial de Mato Grosso do Sul e criando novas frentes de trabalho,” afirmou o vice-presidente da federação.

Autoridades e representantes do setor agrário em visita à Fazenda Aracoara, onde o plantio de 5 mil hectares de laranja fortalece a economia local

Fiems aposta no fortalecimento da economia estadual - A presença de líderes do setor industrial e do governador Eduardo Riedel na Fazenda Aracoara marcou a importância desse projeto, que não só coloca o estado no mapa da citricultura brasileira, mas também abre caminho para futuras instalações industriais. Para Riedel, o investimento é prova da confiança dos grandes empreendedores no potencial do estado. A Fiems, por sua vez, vê na Cutrale um parceiro estratégico para consolidar a industrialização local, à medida que o estado ganha relevância na cadeia produtiva do suco de laranja.

“Quando se fala em citricultura, o Brasil ocupa um lugar de destaque global, e Mato Grosso do Sul começa a fazer parte dessa agenda. Isso trará uma série de oportunidades de industrialização, gerando emprego e diversificando a economia local,” destacou Crosara Júnior, reforçando o papel da Fiems na capacitação e integração da mão de obra local para atender à demanda do setor.

A citricultura como motor de desenvolvimento - Jaime Verruck, secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico do estado, comentou sobre as ações governamentais para fortalecer a citricultura no estado, que já conta com 30 mil hectares dedicados ao cultivo de laranja. Com uma legislação sanitária robusta e incentivos estratégicos, o governo espera que a expansão da Cutrale seja um catalisador para o setor, agregando valor à produção e atraindo novas indústrias de suco.