Iury de Oliveira | 10 de novembro de 2024 - 08h00

Mato Grosso do Sul terá domingo de calor intenso e baixa umidade

Calor intenso de até 37°C e baixa umidade marcam o domingo em Mato Grosso do Sul, com riscos de incêndios

TEMPO
Calor em Campo Grande - (Foto: Arquivo)

Neste domingo (10), o clima em Mato Grosso do Sul será marcado por altas temperaturas e baixa umidade do ar, segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec). A atuação de um sistema de alta pressão atmosférica sobre o estado contribui para a estabilidade e secura do tempo, com temperaturas que podem atingir os 37°C, especialmente nas regiões pantaneira e sudoeste.

Regiões mais afetadas pelo calor - Em Corumbá, no Pantanal, a previsão indica uma variação de temperatura entre 26°C e 36°C. Já em Porto Murtinho, as temperaturas devem oscilar entre 23°C e 37°C, tornando a cidade uma das mais quentes do estado. Aquidauana, também no Pantanal, terá mínimas de 23°C e máximas de 36°C, reforçando o calor intenso que predomina nessa região.

Em Campo Grande, capital do estado, as temperaturas variam entre 22°C e 33°C. A previsão de ventos do leste, entre 30 a 50 km/h, e com possibilidade de rajadas superiores a 50 km/h em alguns pontos, acrescenta uma sensação de aridez ao clima. Em Dourados, no sul, as mínimas devem ficar em torno de 20°C, enquanto as máximas podem alcançar 34°C.

Calor e ventos nas demais regiões - Na cidade de Três Lagoas, localizada no leste, a previsão é de uma temperatura entre 21°C e 32°C, ainda que com menor intensidade de calor em relação ao Pantanal. Mais ao norte, em Coxim, os termômetros variam de 22°C a 35°C, e em Camapuã, as temperaturas devem se situar entre 21°C e 34°C. Na região do Cone-Sul, Iguatemi deve registrar mínimas de 20°C e máximas de 34°C, também acompanhadas de ventos.

Baixa umidade e riscos de incêndio - A combinação de calor intenso e baixa umidade, com índices variando entre 20% e 40%, preocupa as autoridades em relação aos riscos de incêndios. As condições secas e ventos fortes formam um cenário propício para a propagação de queimadas, que já representam uma preocupação ambiental e de saúde pública. Em razão disso, o Cemtec recomenda que a população adote medidas preventivas, como evitar o uso de fogo em vegetações e se hidratar adequadamente durante o dia, utilizando proteção contra a exposição solar intensa.

A previsão de domingo em Mato Grosso do Sul reforça um cenário típico de primavera com características de clima seco, evidenciando a importância do monitoramento e da preparação para evitar maiores impactos ambientais e à saúde.