Chacina da Candelária: relembre o massacre no Rio que virou tema de minissérie na Netflix
Capítulos de 'Os Quatro da Candelária' estão disponíveis na plataforma; crime ocorreu em julho de 1993. Oito crianças e adolescentes que dormiram em escadaria da Igreja foram mortas por policiais
NOVA MINISSÉRIEA chacina da Candelária, que completou 30 anos em 2023, virou tema de uma minissérie nacional que estreou na quarta-feira, 30, na Netflix. Trata-se de Os Quatro da Candelária.
O crime aconteceu na madrugada de 23 de julho de 1993, quando oito crianças e adolescentes que dormiam em frente à Igreja da Candelária, no Rio de Janeiro, foram mortas por policiais à paisana.
Mais de 70 crianças e jovens dormiam nas escadarias do local, quando os carros com PMs chegaram. Quatro foram executados ali mesmo. Outro chegou a ser internado e morreu dias depois. Dois foram levados até o Aterro do Flamengo e assassinados. Seis tinham de 11 a 17 anos; havia um de 18 e outro de 19.
A minissérie, criada por Luís Lomenha, mostra as 36 horas anteriores à chacina a partir do ponto de vista de quatro crianças que viviam em situação de rua no Rio.
"Enquanto tentam sobreviver nas ruas, quatro amigos buscam apoio uns nos outros e sonham com um futuro melhor. Até que uma tragédia acontece", resume a descrição apresentada de Os Quatro da Candelária.
Com o testemunho de um dos sobreviventes, sete indivíduos - entre policiais militares, ex-policial militar e pessoas civis envolvidos no crime - foram a julgamento. Um deles recebeu sentença de 300 anos de prisão. Mas todos acabaram soltos.
Em 12 de setembro de 1994, porém, Wagner dos Santos, a principal testemunha da tragédia, sofreu mais um atentado. O governo optou, na época, por colocá-lo no Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas e, em 1998, ele foi levado à Suíça.