Luciano Nagel | 21 de outubro de 2024 - 09h35

Aeroporto de Porto Alegre reabre quase 6 meses após chuva que destruiu o Rio Grande do Sul

Capacidade inicial é de 71 voos diários, com expectativa de aumentar para 122 em novembro; quase 3/4 da pista ficaram submersas na tempestade histórica que devastou região em maio.

BRASIL
Primeiro voo comercial da retomada do Salgado Filho pousa após quase seis meses da enchente no Rio Grande do Sul. - (Foto: Reprodução via Instagram/@portoalegre)

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, reabriu suas portas ao tráfego comercial nesta segunda-feira, 21. A primeira aeronave a pousar na pista, um Airbus A320 da Azul, vindo de Campinas (SP), tocou o solo às 8h03, encerrando um período que paralisou a principal porta de entrada para o turismo e negócios do Rio Grande do Sul por quase seis meses. Após o pouso, realizado com sucesso, o piloto mostrou pela janela da aeronave uma bandeira do Rio Grande do Sul.

A reabertura, no entanto, ainda é parcial. A capacidade inicial será de 71 voos diários, com expectativa de crescimento para 122 a partir de novembro. A retomada completa das atividades, incluindo voos internacionais, está prevista para o dia 16 de dezembro.

O aeroporto foi fechado em 3 de maio após inundar durante as enchentes que atingiram o Estado gaúcho. Cerca de 75% da pista ficou submersa, além da água ter tomado o terminal, causando prejuízos e inviabilizando qualquer tipo de operação.

O check-in e o despacho de bagagem continuarão ocorrendo na ala internacional, no segundo piso do terminal. Por enquanto, apenas voos domésticos estão sendo realizados no aeroporto.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Porto Alegre Capital dos Gaúchos (@portoalegre)