TJMS Participa da 8ª Edição do Congresso de Inovação, Tecnologia e Direito (Expojud)
O objetivo da equipe é apresentar as iniciativas inovadoras implementadas pelo tribunal, em especial na atual administração, sob presidência do desembargador Sérgio Fernandes Martins
JUSTIÇAO Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) está presente na 8ª edição do Congresso de Inovação, Tecnologia e Direito (Expojud), que ocorre até esta quinta-feira, 17 de outubro, em Brasília. O objetivo da equipe é apresentar as iniciativas inovadoras implementadas pelo tribunal, em especial na atual administração, sob presidência do desembargador Sérgio Fernandes Martins.
Dentre as iniciativas destacadas, está o e-Mandados, um aplicativo que permite o envio de ordens judiciais diretamente aos oficiais de justiça, que podem utilizar impressoras térmicas para facilitar o cumprimento das ordens. Outra inovação é a Comunicação Criminal por Robôs, que otimiza a extração de dados processuais e a inclusão de informações nos sistemas da Justiça Eleitoral, Polícia Federal e Instituto de Identificação Gonçalo Pereira, aliviando os servidores de tarefas repetitivas. O TJMS também introduziu uma funcionalidade no sistema Sapre/Conta Única que possibilita o pagamento em lote de Requisições de Obrigação de Pequeno Valor (ROPVs).
Além disso, foi desenvolvido o App TJMS Mobile, que reúne serviços do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul e oferece funcionalidades como consulta de processos e pedido de certidões, disponível para Android e iOS. O programa Restitua permite que usuários busquem valores não levantados utilizando CPF ou CNPJ, enquanto o sistema de Pedido de Medicamentos facilita a solicitação de medicamentos não atendidos pelo SUS, colaborando na resolução de conflitos. A plataforma ConectaJus Mulher concentra informações e recursos para mulheres em situação de violência, e o sistema de Medidas Protetivas Online permite a solicitação de medidas protetivas de forma rápida e segura, acessível de qualquer dispositivo.
O congresso, que se desdobrará em duas etapas, começou nesta terça-feira, 15 de outubro, com treinamentos técnicos conduzidos por especialistas reconhecidos, preparando os participantes para as tecnologias e metodologias que moldarão o futuro da Justiça. A programação inclui palestras, painéis e exposições em múltiplos palcos, abordando temas de inovação, tecnologia, gestão e empreendedorismo no contexto do Judiciário.
Em sua participação, o desembargador Odemilson Roberto Castro Fassa, diretor-geral da Escola Judicial de MS (Ejud-MS), afirmou: "Estamos aqui para compartilhar as inovações que implementamos no TJMS, mostrando como a tecnologia pode facilitar o acesso à justiça e melhorar a eficiência dos nossos serviços. O Expojud é uma excelente oportunidade para aprendermos e trocarmos experiências com outros tribunais e especialistas."
A comitiva do TJMS é composta também pelo juiz-auxiliar da presidência do TJMS, Renato Antonio de Liberali, pela juíza Kelly Gaspar Duarte, coordenadora pedagógica da Ejud-MS, pela juíza Joseliza Alessandra Vanzela Turine, coordenadora de projetos do Ejud-MS, pela diretora da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), Liriane Aparecida da Silva Nogueira, e mais servidores da STI.
O TJMS reafirma seu compromisso com a inovação e a melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade, buscando sempre soluções que possam facilitar o acesso à Justiça e promover a cidadania.