TJMS participa de cerimônia de posse do Fórum Brasileiro das Academias Estaduais de Letras
A nova instituição, que reúne as Academias Estaduais de Letras do Brasil, tem como objetivo unir e fortalecer as entidades, promovendo a língua portuguesa e a cultura literária nacional. O imortal Henrique de Medeiros, da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL), foi eleito como o primeiro presidente do fórum.
Durante a cerimônia, Medeiros, que também preside a ASL, destacou a importância do fórum na promoção da literatura e na troca de experiências entre as academias estaduais. Ele enfatizou que a iniciativa busca solidificar o trabalho realizado ao longo dos anos, estabelecendo uma conexão entre as entidades e fomentando projetos conjuntos.
A diretoria inaugural do fórum é composta por renomados acadêmicos, com Henrique de Medeiros na presidência, Antônio Penteado Mendonça como vice-presidente, Ernani Buchmann como secretário e Airton Ortiz como tesoureiro. A presidência honorária do fórum é ocupada pelo atual presidente da ABL, Merval Pereira.
A criação do fórum é vista como um passo significativo para a difusão da leitura e a valorização da literatura no Brasil. A ideia é retomar um sonho iniciado em 1936 com a criação da Federação das Academias de Letras do Brasil, que teve uma existência breve.
O desembargador Sérgio Fernandes Martins, como membro da ASL, reforça a relevância desse movimento para a cultura sul-mato-grossense, ressaltando o potencial das academias estaduais em contribuir para o desenvolvimento do pensamento nacional.
Com essa nova estrutura, o Fórum Brasileiro das Academias Estaduais de Letras se propõe a ser uma referência na literatura nacional, promovendo um diálogo contínuo entre os acadêmicos e incentivando a produção literária e a leitura em todo o país.