Fumacê reforça combate ao mosquito Aedes aegypti em bairros de Campo Grande
O objetivo é reduzir a população de mosquitos adultos, principalmente as fêmeas, que são as responsáveis pela transmissão das arboviroses
COMBATE A DENGUEA Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) intensificará nesta quarta-feira (02) o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya, em três bairros da cidade: Santo Amaro, Planalto e Mata do Jacinto. A ação será realizada das 16h às 22h com o uso do serviço de borrifação de inseticida, conhecido popularmente como Fumacê.
As equipes da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV) estarão circulando pelas ruas desses bairros para aplicar o inseticida de ultra baixo volume (UBV). O objetivo é reduzir a população de mosquitos adultos, principalmente as fêmeas, que são as responsáveis pela transmissão das arboviroses.
Para garantir maior eficácia do procedimento, os moradores são orientados a manter portas e janelas abertas durante a passagem do Fumacê. Isso permite que o veneno atinja os locais onde os mosquitos tendem a se esconder, como dentro das casas e nos quintais.
Condições meteorológicas podem alterar o cronograma - No entanto, a aplicação do inseticida pode ser adiada ou cancelada caso ocorram chuvas, ventos fortes ou neblina, condições que comprometem a dispersão do veneno. O serviço de Fumacê é altamente dependente das condições climáticas para ser efetivo.
De acordo com a Sesau, o inseticida aplicado pelo Fumacê tem como alvo principal os mosquitos adultos, já que são eles que transmitem as doenças. No entanto, outras espécies de insetos podem ser atingidas, o que reforça a necessidade de uma aplicação cuidadosa para evitar impactos no meio ambiente.
Itinerário do Fumacê
A ação nos bairros será dividida em três principais pontos de partida:
Santo Amaro: Rua Damasco com a Rua Ponta Porã
Planalto: Rua Santos Dumont com a Avenida América
Mata do Jacinto: Rua Maria Flauzina com a Rua Salinas
O cronograma faz parte de um conjunto de medidas adotadas pela prefeitura para controlar a população do mosquito Aedes aegypti, principalmente em períodos de maior incidência das doenças transmitidas por ele.