Rose Modesto assina compromisso para políticas públicas voltadas à população em situação de rua
A candidata do União firma compromisso de realizar censo e monitoramento da população em situação de rua para implementar políticas públicas inclusivas em Campo Grande
ELEIÇÕES 2024A candidata à prefeitura de Campo Grande, Rose Modesto (União Brasil), reafirmou seu compromisso com a população em situação de rua durante uma reunião promovida pela Associação dos Defensores Públicos do Estado de Mato Grosso do Sul (ADEP-MS). Na ocasião, Rose assinou uma carta compromisso proposta pelo Fórum de Políticas Públicas para e com as pessoas em situação de rua, garantindo seu apoio às ações voltadas para essa parcela vulnerável da população.
Rose Modesto destacou a importância de realizar um censo e monitoramento da população em situação de rua. O objetivo é identificar com precisão quem são essas pessoas, suas necessidades e os desafios que enfrentam. "Precisamos saber quem são essas pessoas que estão nas ruas. Esse levantamento será nossa bússola, indicando o norte de como agir, identificar quem precisa de atendimento médico, quem é imigrante e para onde cada pessoa deve ser encaminhada", explicou Rose.
O levantamento será feito com o apoio de organizações não governamentais (ONGs), a sociedade civil e uma equipe multidisciplinar, que incluirá assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais especializados. Com esses dados, será possível formular políticas públicas específicas que visem assistência social, acesso à saúde, oportunidades de moradia e inserção no mercado de trabalho, contribuindo para a reintegração social dessas pessoas.
Segundo dados do Cadastro Único (CadÚnico) atualizados até maio de 2024, Campo Grande possui 1.057 pessoas em situação de rua.