Da Redação | 11 de setembro de 2024 - 14h20

Dezesseis mulheres denunciam montagens de fotos em que aparecem nuas; criminoso já foi identificado

Imagens das vítimas foram manipuladas com inteligência artificial para parecerem nuas; autor foi identificado e indiciado

CORUMBÁ
Dezesseis mulheres em Corumbá denunciaram à Polícia Civil que tiveram suas fotos manipuladas com inteligência artificial para parecerem nuas. O autor já foi identificado e indiciado, e a polícia segue investigando o caso, reforçando a gravidade dos crimes - (Foto: Divulgação)

Policiais de Corumbá, a 450 km de Campo Grande, começaram a investigar as denúncias de 16 mulheres que tiveram suas imagens manipuladas indevidamente.

As vítimas relataram que fotos retiradas de suas redes sociais foram alteradas por um homem que utilizou inteligência artificial para criar montagens em que elas apareciam nuas. 

De acordo com a delegada Camila Gerarde, titular da Delagacia de Atendimento à Mulher (DAM) de Corumbá, as primeiras denúncias chegaram no início desta semana, e, até o momento, 16 vítimas já foram ouvidas.

O suspeito foi rapidamente identificado, interrogado e indiciado pelos crimes de "registro não autorizado da intimidade sexual" e "posse de material pornográfico envolvendo menores", conforme os artigos do Código Penal e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Durante o depoimento, o autor admitiu que fazia as montagens e as mantinha armazenadas para sua própria satisfação.

As vítimas, todas moradoras de Corumbá, foram alvo de uma violação de privacidade sofisticada e perigosa, onde o uso de inteligência artificial tornou possível a manipulação de suas fotos para criar falsos conteúdos íntimos.

Ele foi enquadrado nos crimes de registro não autorizado da intimidade sexual, com base no artigo 216-A do Código Penal, e armazenamento de material pornográfico envolvendo menores, conforme o artigo 241-B do ECA. Ambos os crimes são tratados com rigor pela legislação brasileira, e as investigações continuam para apurar se há mais vítimas ou envolvimentos.