Redação | 02 de setembro de 2024 - 10h10

SES amplia temporariamente público-alvo para vacina hexavalente em MS

Decisão busca otimizar uso de estoque próximo ao vencimento; imunização estendida para crianças com condições especiais

IMUNIZAÇÃO
SES amplia temporariamente a vacinação com a vacina hexavalente em Mato Grosso do Sul, incluindo crianças prematuras e filhos de mães com HIV, para evitar desperdício de doses com vencimento próximo. - (Foto: Arquivo)

Foi ampliado nesta segunda-feira (2) em Mato Grosso do Sul o público-alvo para a vacinação com a vacina hexavalente (Hexa-acelular). A medida, publicada no Diário Oficial Eletrônico, foi adotada para evitar o desperdício do lote V3E101V, que possui validade até 30 de setembro de 2024.

Essa ampliação segue as recomendações da 6ª edição do Manual dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) de 2023, que orienta a administração da vacina em três doses com intervalos de 60 dias para crianças de 2 meses a 6 anos, 11 meses e 29 dias.

A vacinação agora inclui, além dos grupos já atendidos, bebês prematuros nascidos com menos de 35 semanas de gestação, aqueles com peso ao nascimento inferior a 1.500 gramas, e filhos de mães vivendo com HIV/AIDS, expostos ou infectados.

A vacina hexavalente combina imunizações contra difteria, tétano, coqueluche (acelular), Haemophilus influenzae tipo b (conjugada), hepatite B (recombinante) e poliomielite (inativada). Por ser uma vacina combinada, não será necessária a administração separada da vacina VIP (Vacina Inativada Poliomielite) nas crianças que receberem a Hexa-acelular.

As doses já foram distribuídas para os 79 municípios do estado pela Rede de Frio, conforme a estimativa populacional local. Para esta campanha especial, os municípios não precisarão solicitar as doses adicionais via E-CRIE, pois as vacinas já foram alocadas para atender o grupo ampliado.