Reunião define medidas de apoio às famílias atingidas pelo rompimento de barragem em MS
MPMS, CCR MS Via e representantes discutem ações para minimizar impactos na comunidade afetada
JARAGUARIOntem (26), membros do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), representantes da CCR MS Via, da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande e das famílias atingidas se reuniram para dar continuidade às discussões que começaram na semana passada.
O foco do encontro foi o atendimento às famílias impactadas pelo rompimento da barragem em Jaraguari, a 40 km de Campo Grande. A reunião foi conduzida pelo procurador-geral de Justiça, Romão Avila Milhan Junior, que enfatizou a importância de ações coordenadas para diminuir com os danos na região.
Durante a reunião, a CCR MS Via informou que está realizando obras emergenciais na BR-163 e se comprometeu a viabilizar a passagem dos veículos escolares em horários específicos, garantindo o acesso das crianças afetadas às escolas. A Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande anunciou o aumento da frota de veículos para atender ao transporte escolar.
Além disso, foram discutidas medidas para melhorar a mobilidade dos moradores da área impactada. O MPMS, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Bandeirantes, enviará um ofício à CCR para credenciar os veículos dos moradores, facilitando sua circulação.
Vale lembrar, que entre os principais pedidos dos moradores na reunião que aconteceu no último dia 23, estão o ressarcimento das perdas, que incluem residências destruídas, criações de animais arrastadas pelas águas e lavouras devastadas, após o rompimento de uma barragem no loteamento Nasa Park na divisa com Campo Grande.