Carlos Guilherme | 20 de agosto de 2024 - 19h00

Prefeitura de Jaraguari avalia medidas para moradores prejudicados com rompimento de barragem

Moradores solicitam construção de ponte para facilitar acesso; governador pede análise técnica antes de responsabilizações

NASA PARK
O prefeito Edson Rodrigues lamentou o ocorrido: "Vamos fazer o possível" - (Foto: Reprodução)

Após o rompimento da barragem no loteamento Nasa Park na manhã desta terça-feira (20), moradores do local estão solicitando que a Prefeitura de Jaraguari construa uma ponte ou uma estrutura dentro do loteamento que facilite a entrada e saída da área, já que a barragem do lago foi interditada após o incidente.

A barragem foi destruída nesta manhã (20) - (Foto: Reprodução)

Em conversa com a reportagem do portal A Crítica, o prefeito Edson Rodrigues (PSDB), que esteve no local do acidente, afirmou que a administração municipal irá tomar as medidas emergenciais necessárias para ajudar as famílias afetadas, e que uma ponte ou algo parecido, não está descartado.

"Visitei a área e vi as casas que foram atingidas. Amanhã (21) vou fazer uma nova passagem no local. Um relatório foi feito com a Defesa Civil e deve ficar pronto nesta quarta-feira, depois disso vamos tomar as decisões emergenciais. É uma situação muito difícil. As pessoas não têm culpa e o poder público tem que fazer o necessário", disse o prefeito.

O Chefe do Executivo Municipal também destacou o impacto econômico que o desastre representa para o município, reconhecendo que a situação é extremamente difícil. "Eu analiso uma situação muito difícil para o município. As pessoas não têm culpa e o poder público tem que dar suporte a todos. É um impacto muito difícil, principalmente econômico. Do outro lado estão as famílias, temos que dar assistência. Com certeza vamos ter reflexos negativos desse desastre, já que somos uma cidade que arrecada menos que as outras", lamenta.

Prefeito de Jaraguari, Edson Rodrigues - (Foto: Reprodução)

Edson disse ainda sobre as fiscalizações da Prefeitura em torno da barragem. "Estava tudo certo até onde sabíamos", explica.

Durante o lançamento da nova sede da Casa de Saúde nesta tarde, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), também se pronunciou sobre o incidente, destacando a importância de uma avaliação técnica antes de qualquer responsabilização. "Temos que entender o que aconteceu. Antes de qualquer julgamento ou acusação, temos que fazer uma avaliação técnica, avaliar as responsabilidades, os prejuízos, que são em sua maioria privados", afirmou o governador.

Enquanto isso, a Polícia Civil continua investigando as causas do rompimento da barragem, que resultou em danos significativos a residências em torno do loteamento e à infraestrutura da BR-163. Apesar da gravidade do incidente, não houve registro de mortes. O trânsito no trecho 500 da BR-163 foi parcialmente liberado nesta tarde. 

Loteamento ou condomínio? Entenda - Diferente do que vem sendo divulgado por alguns meios de comunicação, o Nasa Park não é um condomínio, e sim um loteamento da A & A Empreendimentos Imobiliários S/C LTDA.
.
Ao adquirir um imóvel em um loteamento, o comprador está adquirindo apenas o lote de terra, sem direito automático a áreas comuns, como lagos ou parques. A posse do terreno não inclui algumas benfeitorias, que normalmente são de responsabilidade do proprietário privado ou da administração pública.
.
Já em um condomínio, ao contrário, o comprador adquire, além da sua unidade, uma fração ideal das áreas comuns, como jardins, piscinas, área gourmet, academia ou lagoas, que são de uso compartilhado entre todos os condôminos.
.
No caso específico do Nasa Park, o lago que se rompeu não faz parte do loteamento em si, e a aquisição de lotes no Nasa Park não garante automaticamente o direito de uso dessas áreas. Isso significa que para utilizar o lago ou outras benfeitorias, seria necessário um contrato específico de concessão de uso, algo que os moradores devem formalizar separadamente.

Posicionamento da A & A Empreendimentos Imobiliários - Por meio de nota, a empresa lamentou o ocorrido. Confira na íntegra:

"A administração do NASA Park lamenta profundamente o ocorrido na data de hoje, 20 de agosto de 2024, que resultou no rompimento de uma parte da estrutura do parque.

Imediatamente após o fato, as autoridades competentes foram acionadas e estamos colaborando integralmente para garantir que todas as medidas necessárias sejam tomadas.

Nossa prioridade é oferecer todo o suporte necessário e trabalhar para resolver a situação com a maior agilidade possível.

Engenheiros especializados já estão realizando um estudo detalhado para determinar as causas do rompimento e propor as medidas corretivas.

É importante destacar que o NASA Park opera em conformidade com todas as normas e regulamentos vigentes. Ao ser concebido, o projeto teve manifestações favoráveis do IMASUL, incluindo o projeto aprovado pelo Corpo de Bombeiros e os certificados ambientais devidamente validados.

Reafirmamos nosso compromisso com a segurança de nossos moradores, visitantes e colaboradores.

Nos colocamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas adicionais."

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por A Crítica (@acriticadecg)