Flávio Paes | 07 de agosto de 2024 - 12h36

Assembleia Legislativa de MS pede construção de aeroporto em Sidrolândia

A Prefeitura já tem mapeadas áreas de 20 hectares adequadas tecnicamente para receber uma pista de pouso e decolagem, pista de taxiway, pátio de aeronaves para construção de hangares

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Presidente Gerson Claro: "Aeródromo complementaria logística durante este ciclo de atração de grandes investimentos" - (Foto: Carlos Godoy)

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) aprovou, na última terça-feira (6), uma solicitação para que o Governo do Estado inclua a construção de um aeroporto em Sidrolândia no Plano Aeroviário Estadual. A indicação, feita pelo deputado Gerson Claro (PP) e apoiada pelo deputado Paulo Corrêa (PSDB), busca melhorar a infraestrutura e atrair mais investimentos para o município.

Importância do aeroporto - Segundo o deputado Gerson Claro, a construção do aeroporto é essencial para acompanhar o crescimento econômico de Sidrolândia. “O aeródromo complementaria a estrutura logística do município, que está num ciclo de atração de grandes investimentos”, afirmou o deputado. Ele acredita que o aeroporto ajudará a valorizar a produção agrícola local, gerando mais empregos e renda.

Localização e custo - A Prefeitura de Sidrolândia já identificou uma área de 20 hectares adequada para o projeto, que incluirá uma pista de pouso e decolagem, pista de taxiway (área onde os aviões se movem antes de decolar e após pousar) e um pátio de aeronaves para a construção de hangares. O custo estimado da obra é de R$ 10 milhões. O Plano Aeroviário Estadual prevê a construção e reforma de 20 aeroportos em Mato Grosso do Sul.

Benefícios para a economia - O deputado Gerson Claro ressaltou que Sidrolândia está se tornando um ponto estratégico para investimentos, especialmente devido à sua localização na rota bioceânica pela BR-060, que facilitará a exportação de produtos brasileiros para a Ásia. O aeroporto beneficiará empresas como a Inpasa, que atua na produção de etanol, a Cutrale, com seu polo de produção de laranja, e a Cooperalfa, com sua unidade de produção de leitões.

“O aeródromo estruturado para receber aviões de pequeno e médio porte vai suprir as necessidades dessas empresas, resultando em aproximadamente R$ 3 bilhões de investimentos”, destacou o deputado.

Crescimento do emprego - O desenvolvimento econômico de Sidrolândia já está refletindo no aumento de empregos. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho, houve um aumento de 49% na criação de novos empregos com carteira assinada no primeiro semestre de 2024. Em junho, Sidrolândia ficou em quarto lugar no ranking estadual de geração de empregos.

A construção da usina da Inpasa, que emprega 2.500 trabalhadores, tem impulsionado o comércio local e o setor de serviços, além de abrir oportunidades para pequenos empreendedores.

Com a construção do aeroporto, Sidrolândia espera continuar atraindo investimentos e promovendo o desenvolvimento econômico. A nova infraestrutura facilitará o transporte e a logística, beneficiando tanto as empresas quanto a população local.