Hospital São Julião celebra 83 anos com festa e conquistas sustentáveis
Evento reuniu funcionários, colaboradores e pacientes com câncer, destacando o impacto social e ambiental do hospital em Campo Grande
COMEMORAÇÃONa segunda-feira (5), o Hospital São Julião celebrou 83 anos com uma festa que reuniu funcionários, colaboradores e pacientes com câncer. A programação incluiu uma missa tradicional, um show musical e um churrasco, proporcionando um momento de confraternização e comemoração das conquistas da instituição.
O Hospital São Julião tem um papel fundamental na saúde pública de Mato Grosso do Sul. Dados do Ministério da Saúde em 2023 mostram que o hospital é responsável por 48% das cirurgias eletivas realizadas em Campo Grande, 84% das cirurgias oftálmicas e 77% dos transplantes de córnea realizados no estado. Diariamente, o hospital atende cerca de 2 mil pessoas, incluindo funcionários, médicos, pacientes, acompanhantes e a comunidade escolar da Escola Padre Franco Delpiano.
A Escola Padre Franco Delpiano, que já foi um símbolo de segregação, agora atende os bairros Nova Lima, Anache, Colúmbia e Montevidéu como parte da rede estadual de ensino. Com 400 alunos matriculados no Ensino Médio Profissionalizante, a escola forma neste ano sua primeira turma habilitada em Manejo de Resíduos Sólidos.
Recentemente o engenheiro Carlos Augusto Melke foi reeleito para o seu segundo mandato à frente da Associação de Auxílio e Recuperação dos Hansenianos (AARH), tendo como vice a médica e empresária Adriana Sato Longen.
A escolha do curso de Manejo de Resíduos Sólidos reflete um compromisso de longa data do Hospital São Julião com a sustentabilidade. Desde o ano 2000, quando o primeiro caminhão de coleta chegou à Região Norte de Campo Grande, o hospital adotou a Coleta Seletiva, removendo a palavra "lixo" de seu vocabulário. Em reconhecimento a esses esforços, o Instituto Nacional Lixo Zero conferiu ao hospital o título de Primeiro Hospital Rumo ao Lixo Zero do Brasil, por desviar 82% dos resíduos sólidos do aterro sanitário. Em junho de 2024, o São Julião encaminhou 10 toneladas de materiais recicláveis para empresas especializadas.