Avanço da Rota Bioceânica desperta interesse de novas conexões regionais
Governador Eduardo Riedel discute integrações adicionais em reunião com delegação paraguaia
CONEXÃOO avanço da conclusão da Rota Bioceânica, que conectará Brasil e Paraguai pelas cidades de Porto Murtinho e Carmelo Peralta, está gerando interesse em outras cidades e regiões que podem ser integradas a este corredor estratégico. A rota irá diminuir a distância para conexões comerciais entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, via Oceano Pacífico.
Nesta manhã (29), o governador Eduardo Riedel se reuniu com uma delegação paraguaia composta por representantes dos ministérios de Obras Públicas e de Relações Exteriores, além de deputados, vereadores das regiões de San Lázaro, Vallemi e Concepción, e membros de organizações comerciais.
“O Mato Grosso do Sul tem inúmeras conexões com o Paraguai, não apenas devido à fronteira, mas também pela relação histórica, e a infraestrutura vem para consolidar isso. Em 2025, a ponte deverá estar pronta e, em 2026, o acesso, que é uma obra ainda maior”, disse Riedel.
O grupo paraguaio solicitou a construção de uma ponte sobre o Rio Apa, que percorre aproximadamente 500 quilômetros da fronteira, para facilitar a ligação com o Brasil.
“Vallemi tem 27 indústrias. A conexão com o Brasil é importante para o desenvolvimento econômico, industrial, turístico, cultural e também educativo e esportivo. Hoje o transporte ocorre por barco”, explicou Joaquina Azuaga Ramírez, prefeita de Vallemi.
No lado brasileiro, o governo estadual já trabalha na pavimentação da rodovia MS-195, que facilitará a ligação entre a região do Ingazeiro e Porto Murtinho. “Estamos evoluindo de maneira acelerada. Já nos comprometemos a asfaltar a estrada que ligará a região e agora vamos atuar para viabilizar a ponte junto aos governos do Brasil e do Paraguai”, afirmou o governador Riedel.
O trecho em estudo compreende 60 quilômetros, desde o Rio Apa até a BR-267, ligando Porto Murtinho a San Lázaro, no Paraguai. Esta estrada vicinal é uma das principais vias de escoamento da produção agropecuária da região e seu tráfego deve aumentar com a conclusão da Rota Bioceânica.
Conclusão da Rota Bioceânica - Segundo Nelson Cintra, prefeito de Porto Murtinho, a obra da Rota Bioceânica está próxima da conclusão. “O governo paraguaio já liberou o recurso e o governo brasileiro fará o acesso asfaltado. Esta comitiva veio pedir a ponte sobre o Rio Apa para serem inseridos na Rota”, explicou Cintra.
A ponte entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta, no Paraguai, estava com 52% das obras concluídas até o último balanço divulgado em 5 de julho, com previsão de finalização em novembro de 2025. O consórcio Pybra, responsável pela construção, destacou que a obra envolve mais de 150 trabalhadores diretos e 450 indiretos. O acesso que liga a BR-267 à ponte internacional, com aproximadamente R$ 472 milhões em investimentos, já está licitado e deve começar em agosto.