Carlos Guilherme | 09 de julho de 2024 - 09h30

Documentário "Barulho do Mato" desvenda trajetória do heavy metal em Campo Grande

Estreia celebra o Dia Mundial do Rock com exibição gratuita e show de Thrash Metal

É ROQUEEEE!!!!!
Documentário vai mostrar toda a trajetória do estilo musical na cidade - (Foto: Divulgação)

Quem disse que heavy metal não existe em Campo Grande? O documentário "Barulho do Mato", dirigido pelo jornalista Lucas Arruda e a cineasta Mariana Sena, estreia neste sábado (13), Dia Mundial do Rock, para provar que a terra do agronegócio também tem timbres pesados de guitarras.

O média-metragem mergulha na essência de uma cena musical mantida viva por riffs pesados e letras profundas. Ele promete evocar a nostalgia dos veteranos do rock e introduzir este universo rebelde às novas gerações.

"Campo Grande é uma cidade com pouca memória documentada, talvez refletindo a juventude do estado. E, na música, senti a falta de um documentário sobre o Metal", explica Lucas Arruda. "Onde estão as histórias das bandas? Quem foi o pioneiro? A partir dessas questões, conversei com amigos do meio musical e assim nasceu o projeto, que ganhou investimento e iniciou sua produção", complementa.

Documentário vai mostrar toda a trajetória do estilo musical na cidade - (Foto: Divulgação)

O documentário abrange as décadas de 1980, 1990 e início dos anos 2000, explorando nuances estilísticas e influências que moldaram o heavy metal no estado. Bandas icônicas como Alta Tensão, Necroterium, Sacrament, Disharmonical Tempest, Katastrofe, No Name, Kreatures Dark e Haze são algumas das protagonistas dessa narrativa.

"Registrar esses relatos é urgente, pois já perdemos músicos e produtores da época, além de materiais em vídeo que retratavam aquele período", destaca Arruda.

Para Cátia Santos, diretora de fotografia e editora do documentário, capturar esses relatos foi um desafio gratificante. "Contar a história desse estilo em um estado com predominância sertaneja foi um grande desafio. A fotografia e a edição são cruciais para interligar as histórias que construíram nosso heavy metal", comenta.

"Barulho do Mato" explora os desafios e conquistas dos roqueiros em um estado marcado pelo conservadorismo. Desde obstáculos logísticos até barreiras culturais, o documentário revela a tapeçaria rica de influências que moldou a cena do heavy metal no Mato Grosso do Sul, deixando um impacto duradouro no meio artístico.

O lançamento será na Plataforma Cultural, localizada na avenida Calógeras, 3015, no Centro de Campo Grande. A entrada é gratuita e o evento contará com um show da banda de Thrash Metal Katastrofe.

 

Serviço:

Lançamento do documentário "Barulho do Mato"
Data: 13/07 - Sábado
Horário: 19h
Local: Plataforma Cultural - Av. Calógeras 3015, Centro, Campo Grande
Entrada: Gratuita