Alexandre Rocha | 07 de julho de 2024 - 21h40

Apuração confirma vitória da esquerda nas eleições legislativas da França

Bloco esquerdista surpreende e elege maior bancada, mas precisará fazer alianças para governar; coalizão de Macron fica em 2º lugar, e partido radical de direita de Marine Le Pen, em 3º

FRANÇA
Milhares de franceses foram à Place de la République, em Paris, comemorar os resultados da eleição na França e a vitória da direita e do centro que barrou avanço da direita radical - (Foto: Christophe Ena/AP)

O Ministério do Interior da França divulgou os dados definitivos da apuração dos votos do segundo turno das eleições legislativas no país, realizado hoje (7), segundo o jornal francês Le Monde. A coligação de esquerda Nova Frente Popular (NFP) ficou em primeiro lugar, com 182 assentos da Assembleia Nacional. A coalização centrista do presidente Emmanuel Macron, Juntos, vem em seguida, com 168 cadeiras.

A extrema direita, representada pela Reunião Nacional e aliados, ficou com 143 assentos. Segundo o levantamento do Le Monde, com base nos dados do ministério, os Republicanos terão 45 assentos, outros partidos de direita, 15, outras legendas de esquerda, 13, outros de centro, seis, regionalistas, quatro, e "diversos", um.

São 577 assentos no total. Nenhum partido ou aliança conseguiu maioria absoluta.