Arauco inicia terraplanagem para construção de fábrica em Inocência
Projeto Sucuriú impulsiona economia local com capacitação e oportunidades de emprego
INTERIORComeçou o processo de terraplanagem do Projeto Sucuriú, da Arauco, na cidade de Inocência, a 340 km de Campo Grande.
A fase inicial das obras, que começa no final deste mês e deve durar até o segundo semestre de 2025, conta com cerca de 1.800 profissionais que serão contratados diretamente, com uma previsão de 12 mil trabalhadores no pico da construção da fábrica.
Para preparar a população, a Arauco, em parceria com o Senai, oferece cursos gratuitos de capacitação em diversas áreas, como Sinaleiro de Vias, Motorista de Caminhão Basculante, Operador de Motoniveladora, Operador de Retroescavadeira e Operador de Trator.
Com um investimento de aproximadamente R$ 15 bilhões, o Projeto Sucuriú terá capacidade para produzir 2,5 milhões de toneladas de celulose branqueada ao ano. A Licença de Instalação (LI) foi concedida em maio deste ano pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), autorizando o início das obras civis previstas para 2025. “Estamos avançando para tornar o Projeto Sucuriú uma realidade não só para Inocência, mas para todo o Estado,” afirmou Carlos Altimiras, CEO da Arauco no Brasil.
O prefeito de Inocência, Antônio Angelo, mais conhecido como Toninho da Cofapi, destacou a importância do projeto para a cidade. “Inocência caminha a passos largos para o desenvolvimento econômico e social,” disse ele, ressaltando o diálogo aberto com a Arauco e o Governo do Estado para garantir que a cidade esteja preparada para este investimento significativo.