Barroso canta 'Evidências', de Chitãozinho e Xororó, com estudantes no Reino Unido
Neste final de semana, o presidente do STF discursou na abertura do Brazil Forum UK, que reúne estudantes brasileiros que residem no Reino Unido
PRESIDENTE DO STFO presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, foi filmado cantando a música "Evidências", da dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó, com estudantes durante o Brazil Forum UK, que aconteceu no Reino Unido, entre o sábado (22), e o domingo (23). Acompanhado dos universitários, o presidente da Corte mostrou que sabe todos os versos do clássico da música brasileira.
A nona edição do Brazil Forum UK foi realizada na Universidade de Oxford. O evento reúne brasileiros que estudam no Reino Unido e promove a discussão de temas que buscam impulsionar mudanças positivas no País.
Barroso foi o responsável por fazer o discurso de abertura do evento no sábado. Na fala, que durou 27 minutos, o presidente do STF declarou que a democracia brasileira sofreu uma "prova de fogo" por causa da "ascensão da extrema direita" e pela capitalização do sentimento religioso nas discussões políticas.
"O Brasil viveu uma grande prova de fogo, como o mundo tem vivido uma prova de fogo, na preservação da democracia pela ascensão de uma extrema direita intolerante em muitas partes do mundo, pela utilização dos discursos de ódio e da desinformação como estratégia de atuação política. Em muitas partes do mundo, pela captura do sentimento religioso com o uso abusivo de matéria política", afirmou o presidente do STF.
Ainda nesta semana, o ministro do STF Gilmar Mendes também vai participar de um congresso na Europa. O "Gilmarpalooza", como ficou conhecido o Fórum Jurídico de Lisboa, promovido pelo instituto de ensino superior do decano do STF, em Lisboa, vai reunir o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), os deputados Orlando Silva (PCdoB-SP) e Doutor Luizinho (PP-RJ), os senadores Jaques Wagner (PT-BA), Eliziane Gama (PSD-MA) e Ciro Nogueira (PP-PI). o evento também vai contar com a participação dos governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e Goiás, Ronaldo Caiado (União).