Da Redação | 03 de junho de 2024 - 17h00

Corpo de Bombeiros Militar combate incêndios florestais em Corumbá e no Pantanal

Operação Pantanal 2024 mobiliza equipes em áreas de difícil acesso e manejo integrado do fogo

MEIO AMBIENTE
Incêndio no Pantanal - (Foto: Viviane Amorim)

O Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul está trabalhando para conter e extinguir o incêndio florestal detectado ontem (2) em Corumbá, a 450 km de Campo Grande. Outro incêndio na região do Paraguai Mirim também recebe apoio da corporação, assim como uma queima controlada na Fazenda Caiman, parte das ações de manejo integrado do fogo.

Em Corumbá, o fogo está concentrado em frente à captação de água da cidade, em uma área de mata de difícil acesso devido ao terreno e vegetação densa, impossibilitando o combate direto. Uma guarnição de combate a incêndio florestal da base avançada Jatobazinho, no Pantanal, está no local para definir estratégias de combate. A fumaça encobriu Corumbá, mas as ações de controle das chamas já estão em andamento.

Incêndio no Pantanal - (Foto: Divulgação)

“O incêndio pode ser visualizado na área urbana de Corumbá e fica próximo à captação de água do município. A guarnição enfrenta dificuldades de acesso por ser uma área alagada e de vegetação densa, mas nossas equipes estão em combate, focando na proteção ambiental”, afirmou a tenente-coronel Tatiane Inoue, diretora de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros Militar.

Atualmente, o CBMMS tem bases avançadas em 13 regiões do Pantanal para garantir ações preventivas e de combate aos incêndios florestais. Em Miranda, a guarnição realiza atividades de queima prescrita na Fazenda Caiman, com manejo integrado do fogo em uma área de aproximadamente 1 mil hectares.

Na região do Paraguai Mirim, a equipe da base avançada de São Lourenço combate incêndios com apoio de drones para identificar focos e linhas de fogo. O terreno de difícil acesso e áreas alagadas têm dificultado o progresso, mas a guarnição permanece no local para traçar novas estratégias de combate.

A Operação Pantanal 2024, que completa hoje 63 dias, conta com 63 bombeiros militares atuando em diferentes pontos dos biomas de Mato Grosso do Sul e na sala de situação da Diretoria de Proteção Ambiental em Campo Grande.