Cirurgião Marcelo Jatene lança serviço de cirurgia cardíaca pediátrica na Cassems
Nova unidade oferece tratamento especializado para crianças com problemas cardíacos no Mato Grosso do Sul
INOVAÇÃOO cirurgião cardiovascular Marcelo Biscegli Jatene chega em Campo Grande hoje (29) para participar do lançamento do serviço de Cirurgia Cardíaca Pediátrica no Hospital Cassems de Campo Grande. O evento, realizado pela Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), contará com um diálogo sobre o “Panorama da Cirurgia Cardíaca Pediátrica no Brasil”, conduzido por Jatene no auditório do hospital.
Jatene é professor livre docente da Faculdade de Medicina da USP e diretor da Unidade de Cirurgia Cardíaca Pediátrica do InCor/HCFMUSP, é uma referência nacional e internacional na área. Ele também lidera o setor de Cirurgia Cardiopediátrica do Hospital do Coração (HCor) em São Paulo.
A criação do serviço de Cirurgia Cardíaca Pediátrica no Hospital Cassems representa um avanço significativo para o tratamento de crianças com problemas cardíacos no Mato Grosso do Sul. “Ao trazer esse serviço, garantimos atendimento de excelência e aumentamos as chances de vida das crianças que necessitam desse procedimento de alta complexidade,” destacou Ricardo Ayache, presidente da Cassems.
A diretora de Assistência à Saúde da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, enfatizou o pioneirismo da instituição. “Somos a primeira operadora de saúde no estado a oferecer esse serviço, impactando positivamente a vida das famílias,” afirmou.
O serviço contará com oito equipes matriciais e 13 assistenciais formadas por profissionais como médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos, além de outras especialidades conforme necessário. A UTI Pediátrica do Hospital Cassems, equipada com suporte de assistência circulatória mecânica (ECMO), será fundamental para o pós-operatório, garantindo acompanhamento cardiológico pediátrico contínuo.
O responsável técnico pelo novo serviço, Guilherme Viotto, destacou a importância de oferecer cirurgias cardíacas pediátricas no estado. “Cerca de 300 a 400 crianças necessitam desse tipo de cirurgia anualmente em Mato Grosso do Sul. Trazer esse serviço para Campo Grande diminui a distância entre o cuidado e as famílias, reduzindo o impacto emocional e financeiro de deslocamentos para outros estados,” afirmou Viotto.