Iury de Oliveira | 27 de maio de 2024 - 07h55

Conservação ambiental é tema de workshop da UEMS em Dourados

A UEMS promove o V Workshop da RPPN Ernesto Vargas Baptista no Dia Mundial do Meio Ambiente, destacando práticas ESG e a importância da conservação da biodiversidade

MEIO AMBIENTE
Workshop da UEMS discute o enfrentamento climático com captura de carbono em reserva no sul do Estado - (Fotos: Arquivo RPPN Ernesto Vargas Batista)

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) promove em Dourados, no dia 5 de junho, o V Workshop da RPPN Ernesto Vargas Baptista. O evento ocorre no Dia Mundial do Meio Ambiente e aborda o tema "A RPPN Ernesto Vargas Baptista na conjuntura das práticas ESG, proteção da biodiversidade e pesquisas científicas".

A Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Ernesto Vargas Batista está localizada no Distrito de Morumbi, município de Eldorado, extremo sul do Estado, com uma área de 14,5 hectares, sendo parte margeada pelo Rio Paraná. A reserva é essencial para a conservação da biodiversidade.

O Prof. Dr. Jean Sérgio Rosset, da UEMS, coordenador do Grupo de Estudos em Carbono (GECARB/UEMS), explica a importância da área: "Esta área está inserida em um mosaico de áreas de conservação estabelecidas ao entorno do Rio Paraná, formando um extenso corredor de biodiversidade que faz ligação com o Parque Nacional de Ilha Grande. É uma área que está inserida em uma região úmida, considerada uma Wetland, que é uma área frágil de grande importância para a preservação ambiental, especialmente por abrigar flora, fauna e sementes específicas do bioma Mata Atlântica".

Desde 2019, o Prof. Jean estuda a evolução dos estoques de carbono do solo na RPPN. Ele destaca: "As nossas pesquisas sobre o potencial de estocagem de carbono estão avançando ao longo desses anos". Em 2021, novos estudos geraram dissertações de mestrado e artigos científicos com a participação de alunos de Agronomia e de Tecnologia em Gestão Ambiental da UEMS.

O professor ressalta que a área começou a estocar carbono no solo após quatro anos de isolamento iniciado em 2017. "Isso é muito importante para as questões de mudanças climáticas", diz ele.

Os resultados das pesquisas serão apresentados no V Workshop RPPN Ernesto Vargas Batista. A área da RPPN foi irregularmente utilizada por anos até sua criação oficial em 2019, graças à resolução do Imasul e ao empenho de Ana Luzia Batista de Abraão, filha do proprietário das terras.

Ana Luzia, formada em Engenharia Civil e mestre em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos, será uma das palestrantes do Workshop. Ela relata que a reserva foi criada para homenagear o centenário de nascimento de seu pai, em 2018. A propriedade tem o reconhecimento da Convenção de Ramsar desde 1996.

Ana Luzia afirma que cuidar da RPPN é uma missão e um compromisso com o meio ambiente. "Essa missão é muito desafiadora porque são muitos os obstáculos, mas para isso eu conto com a parceria da UEMS e do Imasul".

O evento é gratuito e transmitido pelo canal oficial da UEMS no YouTube. As inscrições podem ser feitas através de formulário disponível online.