Polícia Penal vai promover exercício de defesa em penitenciária do Jd Noroeste
Durante o exercício, não serão utilizadas munições reais, devido à proximidade de casas no entorno, garantindo a segurança dos envolvidos
TREINAMENTOA Polícia Penal realizará um “exercício simulado” de “Plano de Defesa Combate em Torre” no Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, localizado no Complexo Penitenciário do Jardim Noroeste, na próxima quinta-feira (30.5), a partir das 17 horas.
Durante o exercício, não serão utilizadas munições reais, devido à proximidade de casas no entorno, garantindo a segurança dos envolvidos. Mesmo assim, o perímetro será isolado, não sendo permitida aproximação de pessoas que não estejam envolvidas com a ação.
O treinamento será ministrado por instrutores da Polícia Penal Federal e tem como objetivo repelir ataques externos e tentativas de fugas, além de integrar o processo de modernização do sistema de segurança da unidade prisional.
O exercício simulado seguirá protocolos estabelecidos pela Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais) no Sistema Penitenciário Federal, com o envolvimento de outras forças de segurança no plano de ação. A parte prática é continuidade do treinamento que os servidores já receberam, através das aulas teóricas.
A ação é coordenada pela Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), por meio da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e sua Escola Penitenciária, demonstrando o compromisso das autoridades com a segurança e a eficiência do sistema prisional.
O treinamento do “Plano de Defesa Combate em Torre” também já foi realizado na Penitenciária Estadual de Dourados e na Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da Gameleira I.