Comércio de Campo Grande funcionará no feriado de Corpus Christi
Os empregados que trabalharem no feriado terão direito a uma folga compensatória, que deve ser concedida preferencialmente na semana seguinte ou em até 15 dias.
FERIADOO comércio na Capital sul-mato-grossense estará aberto no feriado de Corpus Christi, dia 30 de maio. A decisão foi tomada em Convenção Coletiva de Trabalho entre o Sindivarejo Campo Grande, afiliado da Fecomércio-MS, e o Sindicato dos Empregados no Comércio. O horário de funcionamento será das 9h às 18h.
Os empresários que decidirem abrir seus estabelecimentos deverão conceder uma folga compensatória ao empregado pelo dia trabalhado, preferencialmente na semana seguinte ou em até 15 dias. A jornada de trabalho dos funcionários terá um intervalo mínimo de uma hora, com exceção das lojas em shopping centers.
Fernando Camilo, gerente sindical da Fecomércio-MS, informou que as empresas devem comunicar formalmente ao sindicato a intenção de abrir, com aviso escrito até cinco dias antes do feriado. "Eles devem fazer o pagamento de R$ 22,00 por empregado que for trabalhar ao sindicato e 7% do piso salarial da categoria para cada empregado que trabalhar, conforme cláusula vigésima nona da Convenção Coletiva de Trabalho", explicou.
Fernando Camilo, gerente sindical da Fecomércio-MS.
Empresas em condomínios comerciais anexos a supermercados e hipermercados deverão seguir o horário de funcionamento desses estabelecimentos. Camilo também destacou a importância de respeitar o limite de jornada e as escalas indicadas.
Além da remuneração, os funcionários contribuintes ao sindicato terão direito a uma indenização de 7% do valor do piso salarial, paga até o final do expediente, e à remuneração de eventuais despesas com refeição.
Corpus Christi é um feriado facultativo no Brasil, marcado por procissões que simbolizam a caminhada do povo de Deus em busca da Terra Prometida. Os tapetes confeccionados nas ruas representam a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, com desenhos que geralmente remetem à Eucaristia.