Hemosul abre até 17h para apoiar campanha de doação de sangue LGBTQIA+"
A ação integra o calendário do Maio da Diversidade, uma celebração da retirada da homossexualidade da lista de doenças pela OMS em 17 de maio de 1990, marcando o progresso na luta contra a homofobia.
MAIO DA DIVERSIDADENeste sábado (18), o Hemosul estará aberto até 17h para receber a campanha "Sangue LGBTQIA+ Salva Vidas". Idealizada pelo CEC LGBT+ (Centro Estadual de Cidadania LGBT), a iniciativa busca fomentar a doação de sangue, cooperar com os estoques e desmistificar a associação de pessoas LGBTQIA+ a doenças.
A campanha faz parte do calendário de ações do Maio da Diversidade, organizado pela Secretaria de Estado da Cidadania, em comemoração aos 34 anos da decisão da OMS (Organização Mundial da Saúde) de retirar a homossexualidade da classificação internacional de doenças.
Para doar
Para ser doador de sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos e estar bem alimentado. Adolescentes devem estar acompanhados do responsável legal.
Embora a nova lei permita a doação de pessoas a partir de 50 kg, a Rede Hemosul-MS aceita apenas doadores com 51 kg ou mais para garantir a melhor utilização do sangue coletado e a segurança do doador.
Homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses.
"Sangue LGBTQIA+ Salva Vidas"
Para a coordenadora do CEC LGBT+, Gaby Antonietta, a ação destaca o papel de cada cidadão comprometido com a vida. "Sabendo-se que toda vida importa, enfrentando os preconceitos que ainda são vigentes na nossa sociedade, e fomentando informações que podem salvar uma vida, doar sangue é um ato de cidadania", ressalta Gaby.
Bandeira LGBT em dia de Parada da Cidadania. (Foto: Arquivo/Matheus Carvalho)
Histórico
Em 2020, o STF (Superior Tribunal Federal) considerou inconstitucional o impedimento à doação de sangue por pessoas LGBT+. Gaby Antonietta reforça a importância das políticas públicas do Estado de Mato Grosso do Sul para a comunidade. "Foi no dia 26 de maio de 2011 que ficou instituído o Dia Estadual de Combate à Homofobia, comemorado anualmente no dia 17 de maio. O Mato Grosso do Sul, que tem sido referência em pensar políticas públicas para a população LGBTQIA+, não poderia deixar de celebrar a data com esta ação de cidadania", completa.
Neste sábado (18), o Hemosul estará aberto das 7h às 17h. O endereço é avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304 – Centro.