Ricardo Eugenio | 14 de maio de 2024 - 18h36

Sebrae e Prefeitura de Inocência firmam parceria com a Arauco para fortalecer negócios locais

Anunciado há quase dois anos, Sucuriú, empreendimento da chilena Arauco, acaba de receber a licença do órgão ambiental do Estado, o Imasul, para instalação de uma linha de produção gigante.

PROJETO SUCURIÚ
CEO da Arauco no Brasil, Carlos Altimiras. - (Foto: Divulgação)

A Arauco, empresa global nos setores de celulose, produtos de madeira, reservas florestais e bioenergia, lança amanhã, em parceria com o Sebrae/MS e a Prefeitura de Inocência, o Programa Conexão Arauco. O objetivo do programa é promover o desenvolvimento do encadeamento produtivo na região e preparar empreendedores locais para atender às demandas do Projeto Sucuriú. A cerimônia de lançamento, que incluirá a assinatura do termo de cooperação técnica entre as instituições, será realizada no Espaço Conviver, em Inocência.

Anunciado há quase dois anos, o Projeto Sucuriú, empreendimento da chilena Arauco, acaba de receber a licença do órgão ambiental do Estado, o Imasul, para instalação de uma linha de produção gigante. Com a licença de instalação e, após o encerramento da execução da engenharia básica do projeto em setembro, a companhia poderá dar início às obras de terraplenagem no local que vai abrigar a fábrica, a 50 km do centro de Inocência, que tem 8,4 mil habitantes.

Essa etapa do investimento está prevista para durar cerca de um ano, até outubro de 2025. A partir daí, serão 30 meses de obras civis e montagem da planta industrial. O megaempreendimento ainda precisa ser aprovado pelo conselho de administração da Arauco, o que está previsto para o quarto trimestre deste ano. O executivo está otimista com o aval, pois todas as condições do projeto indicam sua viabilidade.

Objetivos do programa
O Conexão Arauco faz parte do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae, e visa mapear a cadeia produtiva e identificar pequenos negócios locais para que possam se tornar fornecedores das empresas envolvidas no Projeto Sucuriú, assim como outras grandes empresas. O programa selecionará 40 empresas para receber consultoria e qualificação.

Participação gratuita
A participação no programa é gratuita e voltada para empreendedores de Inocência. A iniciativa busca preparar os empreendedores locais para atender às demandas que surgirão com o desenvolvimento do Projeto Sucuriú.

Declarações oficiais
Theófilo Militão, Gerente de Relações Institucionais e ESG da Arauco, destacou a importância da parceria com o Sebrae e a Prefeitura para o desenvolvimento sustentável da região. O prefeito de Inocência, Antônio Ângelo Garcia dos Santos, ressaltou o impacto positivo da iniciativa no desenvolvimento da cidade e na vida dos cidadãos.


Theófilo Militão, Gerente de Relações Institucionais e ESG da Arauco

Sessão de negócios
Após a assinatura do termo, haverá uma sessão de negócios para conectar a Arauco com pequenos negócios locais. O Sebrae também entregará um branding book municipal com estratégias para posicionar Inocência como a cidade "onde o romance sai do papel", referenciando o livro de Visconde Taunay e a produção de celulose.

Resultados do programa Cidade Empreendedora
Desde 2021, o Programa Cidade Empreendedora, realizado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura de Inocência, tem promovido o desenvolvimento local. Entre 2023 e 2024, houve um aumento de 29% na abertura de novas empresas e um crescimento de 9% no número de empresas ativas. O número de Microempreendedores Individuais (MEI) aumentou 14%, totalizando 360 MEIs ativos.

Projeto Sucuriú
O Projeto Sucuriú, primeira fábrica de celulose da Arauco no Brasil, recebeu a Licença de Instalação em 10 de maio. A construção deve começar no segundo semestre de 2024, com um investimento de aproximadamente R$ 15 bilhões e capacidade de produção de 2,5 milhões de toneladas de celulose branqueada por ano.