12 de maio de 2024 - 10h45

Guaíba volta a subir e pode passar dos 5 metros

Vazão pelos rios e a atuação dos ventos pressionam

ALERTA
Guaíba volta a subir e pode passar dos 5 metros - (Foto: Gilvan Rocha/Agência Brasil)

Níveis do Rio Guaíba voltaram a subir neste domingo (12), com previsão de alcançar marcas acima de cinco metros devido à chegada de águas dos rios tributários e ação dos ventos. A Laguna dos Patos também registra níveis altos e tendência de aumento, conforme monitoramento de pontos nas regiões costeiras. As informações foram fornecidas pela Sala de Situação do Rio Grande do Sul.

Nas últimas 24 horas, foram registrados volumes de chuva significativos na região central de Porto Alegre, na região metropolitana e na Serra, alcançando até 120 milímetros em alguns pontos dos Vales.

Devido às chuvas intensas, todos os principais rios do estado apresentam elevação nos níveis, com aumentos rápidos nas áreas de inundação nas bacias dos rios Caí, Taquari e Jacuí. As cidades localizadas nos deltas dessas bacias estão em situação de alerta ou já enfrentam inundações.

O monitoramento hidrológico indica que nos rios Gravataí e Sinos há continuidade do represamento das águas na confluência com o delta do Jacuí e o Guaíba, mantendo os níveis altos com tendência de nova elevação. No baixo rio Uruguai, observa-se estabilidade e início de declínio a partir de São Borja.