AP | 12 de maio de 2024 - 13h50

Roger Corman, mentor de Hollywood e rei dos filmes B, morre aos 98 anos

Entre suas obras mais conhecidas estão filmes de baixo orçamento como "A Pequena Loja dos Horrores" e "O Ataque dos Monstros Caranguejos".

FALECIMENTO
Roger Corman faleceu aos 98 anos em sua casa em Santa Monica, Califórnia. - (Foto: Arquivo)

Roger Corman, conhecido por seu trabalho em filmes de baixo orçamento e como vencedor do Oscar, morreu aos 98 anos na última quinta-feira, 9 de maio. A morte do cineasta ocorreu em sua residência em Santa Monica, Califórnia, conforme informado por sua filha, Catherine Corman, no sábado.

Carreira notável
Corman iniciou sua carreira cinematográfica em 1955, produzindo e dirigindo uma vasta gama de filmes. Entre seus trabalhos mais reconhecidos estão "A Pequena Loja dos Horrores" e "O Ataque dos Monstros Caranguejos". Ele foi uma figura influente em Hollywood, especialmente durante os anos 70, lançando carreiras de atores como Jack Nicholson, Robert De Niro, Bruce Dern e Ellen Burstyn.

Legado cinematográfico
Segundo sua filha, Catherine Corman, o cineasta sempre quis ser lembrado simplesmente como "um cineasta". Os filmes de Corman, conhecidos por serem produzidos com orçamentos limitados e prazos curtos, romperam as convenções tradicionais do cinema e influenciaram gerações de cineastas e espectadores.

Biografia e vida pessoal
Nascido em Detroit e criado em Beverly Hills, Corman se formou em engenharia pela Universidade de Stanford. Após servir três anos na Marinha, estudou literatura inglesa em Oxford. Trabalhou como assistente de palco em produções televisivas e como agente literário antes de se dedicar ao cinema. Em 1964, casou-se com Julie Halloran, uma produtora formada pela UCLA.