Miriam Ibanhes | 23 de abril de 2024 - 15h00

Paulo Duarte acionará empresa de transporte intermunicipal na Justiça

O processo tratará sobre a cobrança da chamada "taxa de serviço", daqueles consumidores que realizam compra de passagens de transporte terrestre via internet

CASA DE LEIS
Sem base legal, empresa de transporte intermunicipal cobra taxa de serviço, onerando o consumidor. - (Foto: Luciana Nassar e Wagner Guimarães)

O deputado Paulo Duarte anunciou nesta terça-feira (23), durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa, que irá encaminhar ação ao Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) contra a empresa de transporte intermunicipal.

O processo tratará sobre a cobrança da chamada “taxa de serviço”, daqueles consumidores que realizam compra de passagens de transporte terrestre via internet. “Se está comprando pela internet, não há nenhum custo para as empresas e mesmo assim é cobrada uma taxa que não tem, no nosso ponto de vista, base legal”, diz.

Há um mês, em 18 de março, o parlamentar encaminhou, via Assembleia Legislativa, um requerimento solicitando à empresa respostas sobre o tipo de serviço que está sendo cobrado por essa taxa, como é feito o cálculo dessa cobrança e principalmente, qual a lei que prevê a imposição de tal valor.

No entanto, trinta dias depois do envio da solicitação não houve nenhuma resposta por parte da empresa. “Enviar uma solicitação à empresa é a mesma coisa que enviar uma lembrança para quem a gente não conhece, ou seja, não vira nada”, reclama o deputado, afirmando que irá entrar com a ação no MPMS ao invés de reiterar o requerimento.