Carlos Guilherme | 14 de março de 2024 - 10h00

Federação de Futebol de MS aciona TJD contra injúria racial sofrida por árbitro

Termo racista em partida de futebol no último dia 3 de março motivou pedido de apuração no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD)

EM PARTIDA DO CREC X OPERÁRIO
O caso aconteceu no dia 3 de março - (Foto: Reprodução)

A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) protocolou na tarde de ontem (13) no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) um pedido para a instauração de inquérito de injúria racial. Como já noticiado pelo portal A Crítica, no último dia 3, durante a partida entre Costa Rica Esporte Clube (CREC) e Operário Futebol Clube, o árbitro Rosalino Francisco Sanca, foi alvo de termos racistas por um membro da comissão técnica do CREC.

A situação aconteceu na nona rodada do Campeonato Estadual Sul-Mato-Grossense de Futebol Profissional Série A e foi filmada por algumas pessoas no local, que registraram o momento em que o médico do Costa Rica chamou Rosalino de "neguinho" após o árbitro pedir que ele retirasse de uma área restrita à arbitragem. No vídeo, é possível ver várias pessoas ofendendo o profissional antes do termo racista (confira o vídeo abaixo).



Diante da gravidade do episódio, o vice-presidente da FFMS e coordenador de competições, Marco Tavares, encaminhou a denúncia ao TJD, exigindo uma apuração rigorosa e a subsequente punição dos responsáveis, conforme previsto no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). "Foi solicitado que o TJD apure o caso e se puna os infratores dentro do que determina o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) para que assim, no futebol, acabe definitivamente com qualquer tipo de preconceito em suas modalidades", diz o comunicado.

Ainda na terça-feira (13), o CREC divulgou uma nota oficial lamentando o ocorrido e informando o afastamento imediato do médico acusado, além de reafirmar seu compromisso contra o racismo e colaborar com as investigações em andamento.

"A diretoria do Costa Rica Esporte Clube, ciente da gravidade das acusações feitas na partida contra o Operário no último dia 3 de março, vem através deste, informar que está tomando as devidas providências em relação ao caso e que está colaborando com todas as autoridades responsáveis para que o mesmo seja esclarecido o mais rápido possível através das investigações já em caminho", diz a nota.