Da redação | 07 de março de 2024 - 07h20

Presidente da Acrissul apoia Projeto Carne no Prato, que promete vouchers para 20 milhões de pessoas

Ideia é que o benefício possa comprar o equivalente a até 2 kg de carne bovina

CARNE NO PRATO
Guilherme Bumlai - (Foto: A Crítica)

O Governo Federal, liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, analisa a possibilidade de lançar um programa denominado "Programa Carne no Prato". A ideia é fornecer um voucher de R$ 35 mensais para as famílias inscritas no Bolsa Família, com o objetivo de comprar até 2 quilos de carne bovina por mês.

Este projeto foi apresentado ao ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, por uma comitiva de pecuaristas do Mato Grosso do Sul, incluindo Guilherme Bumlai, presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), e Marcelo Bertoni, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul). O projeto visa melhorar o acesso à proteína de qualidade para quase 20 milhões de brasileiros e estimular o mercado interno de carne bovina, gerando um impacto econômico no setor agropecuário.

Paulo Teixeira: proposta está sendo analisada pela Casa Civil e pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) Foto: Agência Estado)

O programa propõe uma nova maneira de lidar com a insegurança alimentar, oferecendo diretamente às famílias carentes a possibilidade de consumir carne bovina, enquanto apoia os produtores nacionais. Com a expectativa de aumentar a demanda por mais 2,3 milhões de cabeças de gado ao ano, o programa busca apoiar os pecuaristas e contribuir para a fortalecimento do setor agropecuário.

O cartão do Bolsa Família: política atende hoje mais de 21 milhões de pessoas

O ministro Paulo Teixeira informou que a proposta está em análise pela Casa Civil e pelo Ministério do Desenvolvimento Social, destacando o potencial do programa para se tornar uma política pública. Essa iniciativa mostra o empenho do Governo Federal em assegurar o acesso à alimentação e nutrição aos cidadãos, ao mesmo tempo que promove o crescimento sustentável da agropecuária.

Marcelo Bertoni, presidente do Sistema Famasul

A participação de Guilherme Bumlai e Marcelo Bertoni, junto com sua experiência e liderança no setor agropecuário, destaca o papel crucial que a parceria entre o setor privado e o governo pode ter no desenvolvimento de soluções práticas para desafios sociais e econômicos. O "Programa Carne no Prato" representa um esforço conjunto para melhorar as condições sociais e econômicas no Brasil, pavimentando o caminho para soluções práticas e colaborativas que beneficiem a sociedade de maneira ampla e sustentável.