Após período de defeso, temporada de pesca 2024 em MS começa hoje
Pescadores amadores devem observar normas para proteção da biodiversidade aquática
MEIO AMBIENTEA temporada de pesca de 2024 começou oficialmente em Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (29), após o término do período de defeso no dia 28 de fevereiro.
Conforme as regras em vigor, os pescadores amadores devem respeitar a cota de pescado, que se mantém em um exemplar de espécie nativa e cinco piranhas, além dos tamanhos mínimos e máximos estipulados para cada espécie. É permitido o uso de linha de mão, caniço simples, e caniço com molinete ou carretilha. A obtenção da Carteira de Pescador Amador é obrigatória para a prática de pesca amadora, seja embarcada ou desembarcada.
Os locais proibidos para pesca incluem áreas próximas a olhos d'água, nascentes, barragens, ninhais, lançamentos de efluentes e cachoeiras, visando proteger habitats críticos para a reprodução e sobrevivência dos peixes. Métodos como a utilização de "ceva", pesca embarcada com motor ligado, e o uso de petrechos fixos ou substâncias tóxicas estão rigorosamente proibidos.
Durante o último período de defeso, foram apreendidos 848 kg de pescado e emitidos 32 autos de infração, totalizando multas no valor de R$ 143.418,34.
Com a abertura da temporada, a fiscalização nos rios será intensificada através da Operação "Abertura Temporada de Pesca 2024", iniciando no dia 29 de fevereiro. Serão realizadas barreiras, além de fiscalização em pesqueiros, ranchos de pesca e embarcações turísticas.
As infrações mais comuns, como a pesca com petrechos proibidos, a falta de autorização ambiental, a captura de quantidades acima do permitido, e a pesca em locais restritos, acarretam sérias penalidades, incluindo detenção de um a três anos, multas significativas e apreensão de veículos e produtos irregulares.