Fecomércio/MS mobiliza empresas para restituição de ICMS em compras interestaduais
Iniciativa irá devolver valores de ICMS antecipadamente cobrados de microempresas do Simples Nacional desde 2014
ATENÇÃO, COMÉRCIO!Empresas do setor varejista estão convocadas para participarem de um processo de restituição de valores do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrados antecipadamente em aquisições feitas de outros estados. A convocação que é feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul (Fecomércio/MS), é direcionada especialmente às microempresas optantes pelo Simples Nacional que realizaram compras interestaduais desde o dia 30 de janeiro de 2014.
De acordo com Fernando Camillo, gerente de relações sindicais da Fecomércio/MS, a federação logrou êxito em uma ação coletiva que requereu a devolução desses valores. "É um passo significativo para garantir justiça nas relações comerciais do setor. Para dar sequência ao processo, é necessário que as empresas interessadas nos encaminhem determinados documentos", informa Camillo.
Os documentos requeridos para o processo incluem: cópia da última alteração do contrato social da empresa; documento de identificação do sócio administrador ou titular; extratos de pagamentos do ICMS obtidos através do sistema ICMS Transparente; uma procuração assinada pelo sócio administrador ou titular, cujo modelo será fornecido pela federação; e um termo de adesão também assinado, com modelo disponibilizado pela Fecomércio/MS.
Esta medida proporciona um alívio fiscal para as microempresas impactadas, assegurando o direito à restituição de valores que, segundo a legislação, não deveriam ter sido cobrados da forma como foram. A Fecomércio/MS enfatiza a importância da adesão ao processo por parte das empresas elegíveis, ressaltando que o departamento jurídico da federação está à disposição para orientar e facilitar todo o procedimento necessário.
Mais informações pelos e-mails: fernandocamilo@fecomercio-ms.com.br, reginaldolima@fecomercio-ms.com.br, ou pelos telefones (67) 99912-8265 (Fernando) e (67) 98411-5002 (Reginaldo).