Carlos Guilherme | 27 de fevereiro de 2024 - 11h10

TSE determina cumprimento imediato de cassação de Rafael Tavares; Paulo Duarte assume cadeira

Tribunal Superior Eleitoral confirma cassação de Tavares por não cumprimento da cota de gênero, abrindo vaga para Paulo Duarte (PSB)

DEPUTADO CASSADO
Paulo Duarte irá assumir a vaga de Rafael Tavares - (Foto: Reprodução)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou o cumprimento imediato da cassação do mandato do deputado Rafael Tavares (PRTB) pelo não cumprimento da cota de gênero nas eleições de 2022. A decisão abre caminho para que o ex-deputado e ex-prefeito de Corumbá, a 450 km de Campo Grande, Paulo Duarte (PSB), assuma a vaga deixada na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul (ALEMS).

Com o recurso de Tavares negado, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS) foi notificado e já iniciou o processo de recontagem dos votos. Este procedimento é essencial para a diplomação de Paulo Duarte, que se prepara para assumir o cargo de deputado estadual.

A cassação de Tavares levou a uma readequação do quociente eleitoral, de 58.524 para 55.946 votos, beneficiando o PSB que, com 44.882 votos, alcançou 80,26% do quociente eleitoral necessário, ultrapassando o mínimo legal de 80% exigido para ocupar a vaga remanescente.

Os ministros do TSE rejeitaram nove contestações da defesa de Tavares, mantendo a decisão do TRE/MS, que apontou a falta de efetiva participação das candidatas mulheres na campanha eleitoral. Por meio das redes, Tavares ironizou a decisão. "A turma está com pressa, a 'harmonia' entre os poderes precisa voltar o mais rápido possível", disse.

Publicação de Tavares nas redes - (Foto: Reprodução)