MS reabre agendamento com mil vagas para fazer nova carteira de identidade
Oportunidade para atualizar o documento segue até 2032; emissão do novo modelo é gratuita
NOVA VERSÃOMato Grosso do Sul reabriu nesta terça-feira (27) o agendamento para a emissão da nova versão da Carteira de Identidade, oferecendo quase mil vagas em todo o Estado ao longo de março. O Instituto de Identificação Gonçalo Pereira adota o sistema de agendamento online - que pode ser feito neste link - para facilitar o acesso ao serviço e evitar filas.
Com a liberação mensal de cerca de mil vagas, MS se prepara para a alta demanda pelo novo Registro Geral (RG), ampliando as equipes de atendimento. A iniciativa faz a transição para o novo modelo de Carteira de Identidade Nacional (CIN), com a primeira emissão gratuita até 2032, como parte de uma medida federal.
Como já noticiado pelo portal A Crítica, desde a introdução do novo RG, MS já processou 14.116 emissões. Não é necessário ter pressa para a substituição, já que o documento anterior permanece válido e a gratuidade está assegurada até 2032.
Para solicitar o novo RG, os cidadãos devem agendar o serviço online, portando documentos essenciais como a certidão de nascimento ou casamento e o CPF. Documentos adicionais, como Certidão de Naturalização e informações sobre o tipo sanguíneo, podem ser inclusos no RG a pedido do cidadão.
A nova Carteira Nacional de Identidade estará disponível tanto em formato físico quanto digital, acessível via aplicativo Gov.br, garantindo modernidade e segurança aos cidadãos. Para aqueles que necessitam do documento com urgência, existe a possibilidade de atendimento direto nos Postos de Identificação, mediante comprovação da necessidade.