Prefeitura reforça prevenção às IST's com distribuição de preservativos durante o Carnaval
Equipes do Serviço de ISTs da Sesau estarão percorrendo os principais blocos de rua e estarão fazendo as abordagens durante o desfile das escolas de samba, na Praça do Papa
PREVENÇÃOA Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), irá reforçar as ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) durante o Carnaval 2024 na Capital. O objetivo é conscientizar a população sobre o uso de preservativos e demais medidas de prevenção.
De 10 a 13 de fevereiro, as equipes do Serviço de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) da Sesau estarão percorrendo os principais blocos de rua e estarão fazendo as abordagens durante o desfile das escolas de samba, na Praça do Papa. No dia 10, sábado, haverá uma “blitz” educativa na região central. As ações ocorrerão sempre no período noturno e madrugada, de 19h às 03h.
Distribuição de preservativos
Durante a última semana, o serviço de ISTs disponibilizou 100 “dispensers” de preservativos em diferentes pontos da cidade, incluindo terminais do transporte coletivo e pontos de concentração de festas e bailes de Carnaval.
Cada “dispenser” conta com 288 preservativos masculino e 50 femininos, totalizando 28.800 preservativos masculino e 5.000 feminino, disponíveis à população. Também estarão sendo distribuídos cerca de 3 mil de gel lubrificante. Durante todo o ano, estes insumos também são disponibilizados de maneira gratuita nas unidades de saúde.
Casos
Em 2022 foram diagnosticados 470 novos casos de HIV e em 2023 foram 370, em Campo Grande. Em 2022 foram diagnosticados 1.075 casos de sífilis e em 2023, 618. Ainda não há dados parciais do ano de 2024.