Lilian Fernandes e ministra Cida Gonçalves discutem políticas e desafios para mulheres em encontro
O evento, que ocorreu no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública, na Vila Miguel Couto, reuniu mulheres de diversas classes sociais, profissões, idades e etnias
DIREITO DAS MULHERESEm um encontro marcado pela diversidade e união de forças femininas, a presidente da Central das Entidades dos Servidores Públicos (CESP Central), da Federação Sindical dos Servidores Públicos Estaduais e Municipais do Estado de Mato Grosso do Sul (FESERP-MS) e do Sindicato dos Trabalhadores e Servidores da Administração do Estado do Mato Grosso do Sul (SINDSAD-MS), Lilian Fernandes, juntamente com a diretora de Comunicação da CESP Central, Líliam Kohler, marcaram presença na Reunião Ampliada do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso do Sul (CEDM/MS), realizada no último sábado (27).
O evento, que ocorreu no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública, na Vila Miguel Couto, reuniu mulheres de diversas classes sociais, profissões, idades e etnias. A mesa de debates foi presidida por Ana Carolina Nardes, presidente do CEDM, e contou com a presença da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves.
Durante a reunião, cujo tema central foi "Ações do Ministério das Mulheres e Brasil sem Misoginia", foram discutidas as principais questões relacionadas aos direitos das mulheres. Lilian Fernandes compartilhou sua experiência na luta pela igualdade salarial entre homens e mulheres e os desafios enfrentados no meio sindical, ainda predominantemente masculino.
Em suas palavras, Lilian Fernandes destacou a relevância do encontro: “Foi um encontro das mulheres, lideranças femininas do Estado. E a gente teve no sábado, com a ministra Cida discutindo contra a misoginia, pela igualdade no trabalho entre homens e mulheres, pela igualdade na remuneração e contra a violência contra a mulher. Eu estava ali representando as mulheres sindicalistas que trabalham em favor também da questão do trabalho da mulher”, pontuou.
Ela prosseguiu, enfatizando a amplitude do diálogo estabelecido: “Então, foi um encontro muito importante com Defensoria Pública, com a secretária de estado de administração e também a presidente do CEDM Ana Nardes. Então, foi uma reunião ampliada desse Conselho, onde foi acolhida várias propostas e nós falamos para a ministra qual a dificuldade no Estado das mulheres indígenas, das mulheres negras, das mulheres, do movimento sindical, das mulheres LGBTQIA+. Então, assim, várias questões foram colocadas na mesa.”
O evento se mostrou um espaço vital para a discussão de políticas e ações em prol das mulheres, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade, no Estado do Mato Grosso do Sul. As propostas e projetos discutidos visam fortalecer a luta contra a desigualdade e a violência, abrindo caminho para um futuro mais justo e igualitário.