Redação | 25 de janeiro de 2024 - 09h35

Japão divulga primeira imagem de sonda na Lua

Imagem foi feita pelo LEV-2, primeiro robô do mundo a realizar exploração totalmente autônoma na superfície lunar

MUNDO
Jaxa divulgou uma imagem da sonda Slim capturada pelo LEV-2 - Foto: JAXA/Takara Tomy

A Agência Espacial Japonesa (Jaxa) divulgou uma imagem da sonda Smart Lander for Investigating Moon (Slim, na sigla em inglês) na Lua, capturada pelo Veículo de Excursão Lunar 2 (LEV-2). O LEV-2 é o primeiro robô do mundo a realizar exploração totalmente autônoma na superfície lunar.

O explorador não tripulado pousou em solo lunar no sábado, 20, tornando o Japão o quinto país a pousar na Lua. O LEV-2 e o LEV-1 foram ejetados da espaçonave pouco antes da Slim pousar.

Activity Report mini

1枚目画像:小型月着陸実証機SLIM 着陸後、搭載航法カメラによる月面画像 ©JAXA

2枚目画像:変形型月面ロボット(LEV-2)「SORA-Q」が撮影・送信した月面画像 ©JAXA/タカラトミー/ソニーグループ(株)/同志社大学 https://t.co/KEBnXi6zgP pic.twitter.com/6uUeAudl35



Até agora, apenas Estados Unidos, Rússia (então como União Soviética), China e recentemente a Índia tinham conseguido pousar com sucesso na Lua.

O Japão, por sua vez, teve duas missões fracassadas, uma pública e outra privada.

De acordo com a Jaxa, a Slim fez um pouso suave na superfície lunar. No entanto, uma anormalidade no motor principal afetou o pouso, resultando na impossibilidade de carregamento dos painéis solares. A agência disse que continuará a tentar a recuperação da Slim à medida que o ângulo da luz solar muda na superfície lunar.