Surto de sarna e furúnculos atinge presos de Penitenciária em Dourados
OAB e Comissão de Direitos Humanos intervêm em situação alarmante na Penitenciária Estadual de Dourados (PED)
INTERIORA Penitenciária Estadual de Dourados (PED) está enfrentando uma uma crise de saúde pública com um surto de sarna e furúnculos afetando os internos. Nesta terça-feira (9), uma ação emergencial foi tomada com a retirada de centenas de colchões dos internos infectados das celas.
Conforme as informações do portal Dourados News, os próprios detentos foram responsáveis por recolher os materiais e dispor no pátio externo, preparando-os para serem transportados e incinerados, para conter a disseminação das infecções. As informações foram confirmadas por relatos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Dourados, que apontam para cerca de 500 a 700 presos afetados, todos em celas lineares.
A gravidade da situação levou a uma intervenção da Comissão de Direitos Humanos, que realizou uma visita ao local na segunda-feira para avaliar as condições e necessidades urgentes.
Durante a visita, a equipe da OAB, em conjunto com a administração da penitenciária, constatou vários casos de detentos com feridas evidentes causadas pela sarna ou furúnculos. Além da remoção dos colchões, estão previstas ações de saúde para tratar os infectados e prevenir novos casos.