Redutores de velocidade com câmeras serão instalados em frente de nove escolas de Dourados
A medida inclui a ativação de redutores de velocidade e câmeras com tecnologia OCR, especializadas na leitura e identificação de placas de veículos
SEGURANÇADourados, a 250 km de Campo Grande, começa hoje (9) a instalação de sistemas integrados de segurança em frente a nove escolas da cidade, como parte da iniciativa de "Cidade Inteligente". A medida inclui a ativação de redutores de velocidade e câmeras com tecnologia OCR, especializadas na leitura e identificação de placas de veículos.
A lista de escolas contempladas inclui quatro instituições municipais, três estaduais e duas particulares, selecionadas após pedidos de diretores, pais e alunos preocupados com a segurança dos estudantes.
Segundo Mariana de Souza Neto, diretora-presidente da Agetran, a introdução dos equipamentos de segurança não se limita apenas ao controle de velocidade, mas também contribui para um monitoramento eficiente da cidade. "As câmeras OCR permitirão a coleta de dados sobre os veículos, ajudando desde o gerenciamento do tráfego até a identificação de veículos roubados ou furtados", explica.
Além de exibir a velocidade dos veículos, os redutores de velocidade serão calibrados e configurados antes de entrar em operação. Haverá um período inicial de conscientização para os motoristas, antes da aplicação de multas para quem exceder o limite de velocidade estabelecido.
Essa primeira fase do projeto inclui escolas como a EE Menodora Fialho de Figueiredo, EM Maria da Rosa Antunes da Silveira Câmara e o Colégio Ceart.
A tecnologia OCR também será utilizada no cercamento eletrônico da cidade, captando informações de placas de veículos para cruzar com dados policiais, facilitando a ação das autoridades em tempo real.