Carlos Guilherme | 08 de janeiro de 2024 - 16h00

Dourados registra 2,5 mil doses de imunizantes contra dengue em menos de uma semana

Parceria com laboratório japonês Takeda visa imunizar 150 mil habitantes; Campanha destacada nacionalmente

INTERIOR
Augusto Baller, 13 anos, foi levado pelo pai para se vacinar - (Foto: Prefeitura de Dourados)

A campanha de vacinação contra a dengue em Dourados, a 250 km de Campo Grande, alcançou um marco importante com mais de 2.500 doses aplicadas nos primeiros três dias.

A iniciativa, tem como objetivo a imunização de aproximadamente 150 mil habitantes da cidade, proporcionando até cinco anos de proteção.

A vacina Qdenga está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para indivíduos entre 4 e 59 anos. A campanha ganhou notoriedade nacional, destacando-se pela abrangência e escala. Em particular, no último sábado (6), a Sala de Vacinação do PAM oferece a vacina das 8h às 12h, incluindo também imunizações contra Covid-19 e Influenza.

Vacina Qdenga foi aprovada pela Anvisa em meados do ano passado

O secretário municipal de Saúde, Waldno Lucena, expressou sua gratidão e orgulho à população local pelo reconhecimento da importância e magnitude da campanha. "Este esforço conjunto visa combater efetivamente a dengue, uma doença que frequentemente afeta a região", explica.

É importante ressaltar que a vacina Qdenga possui contraindicações, sendo inapropriada para gestantes, lactantes e indivíduos com imunodeficiências primárias ou adquiridas, bem como para aqueles que tiveram reações de hipersensibilidade à dose anterior.