Dourados começa vacinação em massa contra a dengue na próxima semana
Prefeitura organiza imunização de 150 mil pessoas com vacina Qdenga
INTERIORComeça na próxima quarta-feira (3) a imunização contra a dengue no município de Dourados, a 250 km de Campo Grande. O município recebe cerca de 300 mil doses da vacina Qdenga, abrangendo aproximadamente 150 mil habitantes do município com idade entre 4 e 60 anos. Dourados é a primeira cidade do Brasil a realizar a imunização em massa.
Com a chegada das doses fornecidas pelo laboratório japonês Takeda, a vacina estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Dourados. A estratégia inclui ainda outras ações específicas para garantir que a imunização alcance o maior número de pessoas no menor tempo possível.
O prefeito Alan Guedes ressalta a parceria estratégica com o laboratório Takeda, enfatizando a seriedade e o comprometimento da administração municipal com a saúde da população. "A vacina Qdenga, já aprovada pela Anvisa e disponível na rede privada, agora será utilizada em uma ação de imunização em massa, refletindo a capacidade de Dourados em organizar campanhas de vacinação eficazes, como demonstrado anteriormente na luta contra a Covid-19", explica.
Na semana passada, o Ministério da Saúde do Brasil, anunciou a incorporação da vacina ao Sistema Único de Saúde (SUS), tornando o Brasil o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal. O esquema vacinal consiste em duas doses e promete imunização por até cinco anos, após os quais é necessário revacinar.