Osvaldo Júnior | 12 de dezembro de 2023 - 15h30

Prédios públicos poderão ser obrigados a adotar medidas de eficiência energética

De acordo com o projeto, 80% dos prédios públicos estaduais deverão contar, até 2030, "com sistemas fotovoltaicos para geração de energia limpa de modo que sejam autossuficientes

PROJETO DE LEI
Deputado Lia Nogueira durante sessão plenária desta terça-feira; parlamentar é a autoria do projeto - (Foto: Wagner Guimarães)

Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 360/2023, que institui o Protocolo Energia Limpa “MS Mais Energia”. A proposta, protocolada nesta terça-feira (12) pela deputada Lia Nogueira (PSDB), estabelece metas a serem cumpridas pelos prédios públicos para adoção de medidas de melhoria da eficiência energética.  

De acordo com o projeto, 80% dos prédios públicos estaduais deverão contar, até 2030, “com sistemas fotovoltaicos para geração de energia limpa de modo que sejam autossuficientes para produzir a energia necessária para o pleno funcionamento do prédio público”. Essa obrigatoriedade deve ser cumprida até 2035 por 50% dos prédios públicos municipais.

“As autarquias e empresas públicas da administração direta e indireta também estão obrigadas a cumprirem as metas estipuladas nesta Lei, bem como, os hospitais privados que atendam pelo menos 70% de seus pacientes do Sistema Único de Saúde”, acrescenta o projeto de lei.

Na justificativa da proposta, a deputada Lia Nogueira alerta para os riscos do aquecimento global e os impactos no Pantanal. “Estamos observando a intensificação dos desastres ambientais em face do aquecimento global. Nosso Pantanal vem sofrendo, reiteradamente, com a alteração do clima e as consequências que impactam a maior planície alagada do mundo”, afirmou.  

Findado o período de pauta para recebimento de eventuais emendas, o projeto será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Se o parecer for favorável, continua tramitando com votações nas comissões de mérito e no plenário.