Rayanderson Guerra | 06 de dezembro de 2023 - 18h00

Lula diz que ricos veem investimentos em saúde e educação como gastos porque não utilizam serviços

Presidente participou de evento no Rio ao lado do governador Cláudio Castro, apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro, do prefeito Eduardo Paes e de ministros do governo

SERVIÇOS PÚBLICOS
Em evento no Rio ao lado de Eduardo Paes e Cláudio Castro, Lula disse que verbas destinadas a educação e saúde não podem ser consideradas como gastos - (Foto: Pedro Kirilos)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou, na tarde desta quarta-feira (6), que os orçamentos destinados à educação e saúde não devem ser encarados como simples gastos. Ele ressaltou que, no Brasil, há uma tendência de considerar tudo voltado para os mais necessitados como despesa, enquanto o que beneficia os mais abastados é tratado como investimento. Lula destacou a histórica visão equivocada de tratar os recursos destinados à educação como despesa, salientando que, ao reduzir os investimentos na área, compromete-se a qualidade. Da mesma forma, cortar gastos na saúde resulta em menos recursos para profissionais médicos.

O petista participou, ao lado dos ministros Camilo Santana (Educação) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), do governador Cláudio Castro (PL) - um apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) - do prefeito Eduardo Paes (PSD) e lideranças políticas do PT fluminense, de uma cerimônia de credenciamento do Instituto de Matemática Pura é Aplicada (Impa) como instituição de ensino superior, no Rio de Janeiro.

O presidente voltou a evocar uma suposta luta de classes ao afirmar que "as pessoas que não utilizam serviços públicos acham ótimo cortar gastos".

"As pessoas que não utilizam serviços públicos acham ótimo cortar gastos. Elas não utilizam. Os filhos deles não estudam nas escolas (públicas). Hoje no Brasil é assim: tudo que é para o pobre é gasto. Tudo que é para o rico é investimento", disse.

Com voz embargada, Lula voltou a citar que foi em seu período à frente da Presidência que o País construiu o maior número de universidades na história. Entre 2003 e 2014, período que compreende ainda o primeiro governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), foram criadas 18 novas universidades federais e 173 campus universitários.

"Vamos passar para a história como o governo que mais fez universidades nesse País. Vamos levar uma parte do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) para o Ceará", disse.