UFMS é a 15ª universidade mais empreendedora do país
A análise realizada pela Brasil Júnior considerou diversos aspectos relacionados ao empreendedorismo e à cultura empreendedora da instituição
EMPREENDEDORISMOA UFMS alcançou reconhecimento nacional ao conquistar a 15ª posição no Ranking de Universidades Empreendedoras de 2023, dentre as 108 instituições classificadas. Destaca-se ainda como a 10ª colocada entre as 68 universidades federais listadas.
A análise realizada pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior) avaliou vários aspectos relacionados ao empreendedorismo e à cultura empreendedora na instituição, considerando dados objetivos, como execução do orçamento e publicações científicas, bem como a percepção da comunidade universitária sobre o perfil empreendedor da instituição.
Saulo Gomes Moreira, diretor da Agência de Internacionalização e Inovação (Aginova), destaca a relevância do ranking e celebra a conquista, ressaltando que a UFMS está entre as mais empreendedoras do Brasil. Ele enfatiza que o 15º lugar representa o melhor desempenho da universidade na história desse ranking.
Mariana Klein Marcondes, secretária de Empreendedorismo e Inovação da Aginova, vê o resultado como uma conquista que evidencia o compromisso da UFMS em integrar a academia ao mercado e estimular a cultura empreendedora. Destaca a importância dessa integração para preparar os estudantes para os desafios do mundo profissional, proporcionando oportunidades práticas de aplicar conhecimentos.
A UFMS, por meio da Agência de Internacionalização e Inovação, mantém 19 empresas juniores reconhecidas, programas de incubação para startups como a Pantanal Incubadora Mista de Empresas, e a presença de Times Enactus na Cidade Universitária e nos câmpus. A instituição também promove o Desafio UFMS Sustentável, selecionando projetos de inovação e sustentabilidade elaborados pelas empresas juniores e pelos Times Enactus UFMS.
Azriel Cancian, presidente da Empresa Júnior Benefio, expressa alegria e gratidão pelo êxito alcançado, destacando o papel fundamental dos editais lançados pela UFMS para o desenvolvimento das Empresas Juniores. Cancian enfatiza a importância do apoio contínuo da UFMS, que funciona como um guia sempre disponível, colaborando para o crescimento e enriquecendo a relação entre a universidade e as iniciativas empreendedoras.
*Com informações de Elton Ricci/Comunicação UFMS.